2.12.11

Malagueta, cacau e um tacho de chili con carne

Chili con carne

Os meus apetites mudam com o tempo que faz, as cores no mundo lá fora, as ocasiões e as vontades alheias. A minha cozinha vive de uma panóplia de desejos, mais ou menos urgentes, sempre ao sabor do momento. Pode ser uma música na rádio ou uma fotografia na capa de um livro. Aceito pedidos (como os discos), sugestões (como as lojas) e sonhos (como o Pai Natal). Só não tenho livro de reclamações. Mas se for absolutamente necessário também se arranja.

Esta semana começou com um tacho de chili con carne e uma inspiração Tex-Mex. Que é como quem diz, uma cozinha nascida por terras dos Estados Unidos da América com raízes no México. Malagueta, especiarias, cacau. Carne. Tigelas fumegantes de uma mistura escura aromática e cheia de vida. Para dias bonitos e boa companhia. Uma nova combinação de Chocolate & Picante, o desafio de receitas com histórias dentro que está a decorrer até ao dia 8 de Dezembro.

Outono em Lisboa // Autumn in Lisbon

Convenço-me agora que o Outono veio para ficar e as folhas, as folhas estão a partir mas hão-de voltar. Lá para a Primavera e noutros tons e nuances. No meu cardápio, este é tempo de comida de tacho. Quente, caliente e um tudo nada picante. Pouco, que a minha resistência é nula ou quase. A minha versão de chili con carne é, portanto, "para meninos". Macio e quase nada picante. Realinho os espíritos aventureiros e os palatos mais exigentes do que ao "calor" diz respeito com uma tacinha na mesa de malagueta picada. Uso carne de perú e chouriço mas o tradicional seria usar carne de vaca.

É servido com guacamole (feita por mãos mais sabedoras que as minhas), uma salada verde e um pudim de milho (que há-de dar um publicação com receita um destes dias).

Chili con carne

Gratinado de milho e chili



Chili con carne

serve 6-8

3 colheres (sopa) azeite
1 cebola grande, picada
3 dentes de alho, picados
3 cenouras, em cubos
3 talos de aipo, fatiados
1 malagueta, picada (com ou sem sementes)
½ colher (chá) cominhos moídos
½ colher (chá) pimentão doce
½ colher (chá) canela moída
1 colher (chá) cacau
pitada de dried chili, a gosto
750 g peito de perú, picado
10 rodelas de chouriço (de boa qualidade), cortadas ao meio
800g tomate em lata, triturado
150 ml vinho tinto
500g feijão encarnado, cozido e escorrido
coentros picados

Aqueça o azeite com o alho e a cebola num tacho grande de fundo grosso. Junte as especiarias e mexa por 2 minutos. Adicione o aipo, a cenoura e a malagueta. Tape e deixe cozinhar 5-7 minutos em lume brando. Acrescente o chouriço, a carne de perú picada e tempere com sal e pimenta. Regue com o vinho e mexa. Adicione o tomate (com todo o líquido), o feijão e o cacau e um pouco de água. Misture bem todos os ingredientes. Deixe cozinhar fervilhando destapado por 20-25 minutos ou até a carne estar cozinhada e o molho ter reduzido e engrossado. Polvilhe com coentros picados na hora de servir.

notas: O chili pode ser feito na véspera, ganhando em sabor. O feijão deve ser cozido com folhas de louro, cebola e alho e só deve levar sal no final da cozedura (para não enrijecer as cascas).

9 comentários:

  1. Adoro um bom chili com carne. E como li recentemente, o cacau e o picante são obrigatórios. Por aqui ainda não se fazem preparativos para o jantar mas a casa foi inundada por cheiro a especiarias: no bule há chá quente com um bela mistura que inclui cardamomo, canela, chocolate e pimenta vermelha. Para aquecer a alma até nos dias mais frios :)

    ResponderEliminar
  2. A comida certa para estes dias que já têm frio e que trazem a lua mais cedo. Reconfortante.
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Um prato fumegante cujo sabor nem consigo imaginar mas sei que deve ter ficado mais que bom :)

    ResponderEliminar
  4. Um prato bem caliente para estes dias frios. Aquece a alma e os dias! Gosto dos temperos, o cacau e a canela e o picante :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Que fotos lindas! O Outono tb me tem dado vontade de sair por aí para lhe apanhar as cores.
    Desde que a Pipoca me falou do chocolate no chilli nunca mais deixei de o adicionar. E e bom disto é que no dia seguinte está mesmo melhor ainda. :))
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Uma boa sugestão!!!
    Adoro este tipo de receitas de inspiração Tex-Mex!!
    Perfeitas para esta altura do ano ;)
    Hot and spicy!

    Bjocas

    ResponderEliminar
  7. Olá Suzana,
    que bom almoço deve ter sido!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Querida Suzana,
    Já um colega mexicano me tinha dito que costumava usar cacau na carne. Eu hoje experimentei goulash com canela, cacau e chili e adorei o resultado. O teu chili sem carne tem um belissimo aspecto!
    Beijos
    Sofia

    ResponderEliminar
  9. Humm

    Que delícia!!!

    Boa semana!

    Beijão Jê!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!