27.12.11

{Good Things to Eat} Risotto de beterraba

Risotto de beterraba // Beetroot Risotto

Coisas boas para comer. É aquilo que nos apetece no momento. Uma tigela de sopa a fumegar. O que traz memórias de conforto e dias passados. Fatias de bolo e chá de jasmim. O que nos aquece no Inverno. O que nos refresca no Verão. Um copo de limonada com hortelã. A comida da mãe. Nozes com marmelada. Receitas de todos os dias. Massa com tomate e manjericão. Refeições especiais. Gelado e bolachas salpicadas de açúcar em pó.

Good Things to Eat é um livro sobre boa comida e receitas descomplicadas. O que faz dele um dos meus favoritos de 2011 é a voz única que possui. Lucas Hollweg escreve sobre as comidas que o tornam feliz, que lhe povoam as lembranças e lhe dão conforto. Por isso o livro é dividido em secções peculiares como "coisas para pôr em pão torrado" ou "mexilhões, lulas e outras criaturas" ou capítulos sobre "bagas e cerejas" ou "figos". E na minha perspectiva, alguém que escreve um capítulo inteiro dedicado aos figos só pode ser interessante. Para além disso, e por qualquer razão obscura, há uma pontinha de Nigel Slater que para mim o torna irresistível.

Feliz Natal // Merry Christmas
Risotto de beterraba // Beetroot Risotto

Como se (sub)entende da fotografia que abre esta publicação, o livro tem uma secção dedicada aos risottos e outros arrozes. Este risotto de beterraba tem uma cor vibrante. Como todos os risottos é comida simples e rápida que pode ser tão versátil quanto a imaginação e os ingredientes disponíveis permitirem. A cor pede um prato branco e apetece fotografá-lo para sempre. Mas como o risotto não espera são meia-dúzia de disparos e já está. É uma sugestão para dias preguiçosos que ainda assim não deixa de impressionar.

E do Natal só restam as cores festivas. Vermelho salpicado de verde e branco.



Risotto de beterraba com queijo de cabra
Adaptado a partir de uma receita de Lucas Hollweg, Good Things to Eat

serve 2

2 colheres (sopa) azeite
1 cebola pequena, picada
1 talo de aipo pequeno, fatiado
1 dente de alho, picado finamente
4 beterrabas pequenas, descascadas e raladas
1 litro caldo de vegetais
175 g arroz arbório
100 ml vinho branco seco
100 g queijo cabra ralado
2 colheres (sopa) natas
sal e pimenta preta moída na altura
cebolinho picado

Aqueça o caldo e junte a beterraba. Deixe levantar fervura e mantenha o caldo quente. Coloque o azeite numa caçarola larga de fundo grosso, com o alho, a cebola e o aipo. Aloure 2 minutos. Junte o arroz e mexa até este apresentar um aparência translúcida. Deite o vinho e mexa até evaporar. Comece a deitar o caldo (quente), uma concha de cada vez, mexendo sempre. Deve demorar cerca de 15 minutos até absorver todo o caldo e o arroz estar cozido. Tempere com sal e pimenta. Adicione metade do queijo e as natas. Rectifique o sal se necessário. Retire do lume e tape 2 minutos. Sirva com o restante queijo e cebolinho picado.