Com estrelas, bolas vermelhas e laços reluzentes faz-se o Natal. Talvez se pudesse pintar noutras cores mas nunca seria mais festivo. Cá em casa não há árvore de Natal. Prerrogativas do gato. Temos umas estrelas cadentes que descem do tecto e que são inacessíveis a garras felinas. Temos presentes sem laços e latas com bolachas e cheiro a especiarias. Temos desejos de mesas postas com nozes e avelãs em cestos. Só queremos poder partilhar e descobrir sorrisos dentro de caixas e em forma de palavras e lembranças.
O que se dá não tem de ser caro, nem complicado. Só precisa de vir do coração. E dizer à boca cheia: lembrei-me de ti.
Cozinhar para alguém é uma manifestação de amor e de amizade. Mostra carinho. É o acto último de partilha e atenção. Os melhores presentes de Natal são os que saem da cozinha, em forma de bolachas, bolos e outros mimos. Dos que trazem sabor o resto do ano, em potes e garrafas, caixas e latas. Este ano não será diferente. Desta cozinha saem frascos de sal picante. Para ser natalício tem de ter bolas vermelhas (pimenta de Schezuan), estrelas (de anis estrelado), dried chili para aquecer a alma e uma fita a enfeitar.
E desejos de um Natal feliz para todos!
Sal picante Natalício
Adaptado de uma receita de Nigella's Christmas
6-8 frascos, dependendo do tamanho
1 Kg sal marinho (de boa qualidade)
3 colheres (sopa) de grãos de pimenta de Schezuan (ou pimenta rosa)
2 colheres (sopa) de dried chili
16 estrelas de anis
Esterilize os frascos. Coloque-os numa panela de água (destapados) e junte as tampas. Deixe ferver durante alguns minutos. Retire da água com ajuda de pinças, sempre com o cuidado de evitar queimaduras e não tocar com os dedos no interior e na parte de cima do frasco. Escorra, deixe arrefecer ligeiramente e seque com um pano limpo.
Misture todos os ingredientes (à excepção das estrelas) numa tigela e mexa para distribuir uniformemente as especiarias. Encha os frascos e distribua as estrelas (pelo menos uma em cada frasco). Feche e agite cada frasco. Enfeite com fitas e um cartão.
O sal picante pode ser usado em carnes grelhadas, vegetais no forno ou como tempero na mesa.
Cá em casa a árvore de natal é um cone de relva artificial com uma espiral de frutos vermelhos. E as prendas e cabazes vão sendo acumulados no escritório. Somos só dois mas temos muita coisa para dar, especialmente porque as preparamos com carinho e a pensar em quem as ia receber :)
ResponderEliminarÉ com muito carinho que fazemos estes miminhos para oferecer a quem mais gostamos. Ainda hoje ofereci parte das compotas preparadas para amigos e o sorriso na sua cara não tem preço.
ResponderEliminarUm beijinho.
Um Feliz Natal, picante ou não :)
ResponderEliminarbj
Não sei desenhar sorrisos com palavras, mas sei que irás sorrir ao lê-las.
ResponderEliminarHoje os meus cozinhados terão estrelas cintilantes e bolinhas vermelhas graças à amizade que nos une.
Um grande beijo, Obrigada mais uma vez e um Feliz Natal
Eu sei que o meu frasco veio do coração. E posso dizer à boca cheia: lembráste-te de mim.
ResponderEliminarSou uma afortunada! :))
Um grande beijo e Feliz Natal, amiga.
São essas as verdadeiras prendas, aquelas que, independentemente do valor, dizem aos nossos amigos que nos lembramos deles e que dedicámos tempo a pensar neles e a fazer algo para eles. Os seus amigos são pessoas de sorte.
ResponderEliminarFeliz Natal e um bjnho
Estas são as melhores prendas :)
ResponderEliminarUm bjinho e Boas Festas!
Como sempre, fico deliciada ao ler as tuas palavras, Suzana.
ResponderEliminarNão há nada mais gratificante que sabermos que alguém se lembra de nós.
Um beijo grande e Feliz Natal para vocês.
Um Feliz Natal e boas festas, sempre à volta da cozinha! :-)
ResponderEliminarRecebi a minha parte e que feliz que fiquei. Sabe bem temperar a vida assim :)
ResponderEliminarObrigado Suzana, adorei o presente. Que bem que enfeita os nossos corações, coisas de mulheres, dizem !
ResponderEliminarFeliz Natal
MM
Suzana,
ResponderEliminarTodos os textos nos dizem sempre algo, mas há uns que nos dizem mais que outros ou que nos tocam de uma forma mais intensa porque os sentimos mais próximos ou porque nos revemos inteiramente neles. Este é um deles.
De facto, o melhor que se pode dar aos outros sai da nossa cozinha porque, assim, dispomos do nosso tempo, de nós, de coração, para nos dedicarmos inteiramente a alguém. Efectivamente, é desta forma que dizemos de forma clara "lembrei-me de ti."
:)
Desejo que tenhas um Natal com muitos sorrisos dentro de caixas e em forma de palavras lindas e carinhosas e lembranças boas que te tragam outras para te acompanharem no futuro que te desjo sorridente.
Obrigada por te teres lembrado de mim! :D
Um grande beijinho de Natal!
Os frasquinhos ficaram lindos, Suzana!
ResponderEliminarTambém sou fã de presentes DIY :)
Feliz Natal!
Bjs
Teresa
Querida Suzana: sei que tenho andado ausente, talvez até pouco inspirada, algo distraída. Mas hoje não podia deixar de dizer as pessoas que tornam os meus dias, todos os dias, todo o ano, mais sorridentes, mais saborosos, mais bonitos. Tu és uma delas e conhecer-te faz de mim uma afortunada (mesmo sem o frasco de sal picante) ! Obrigada por partilhares a tua vida comigo e por me inspirares! Um Feliz Natal hoje, paz, saúde, harmonia um salpico de sorte e fortuna SEMPRE! Um beijinho
ResponderEliminar