26.4.12

Sericá e os primeiros morangos

Sericaia

Os primeiros morangos que me sabem a Primavera. Os primeiros que prometem trazer o ácido e o doce em perfeitas proporções. São pequenos, disformes e não fizeram centenas de quilómetros para aqui chegar. Merecem um acompanhamento à altura. Aplico uma espécie de "pensamento invertido". Estes não são acessório. Têm o papel principal que lhes é devido. O que é que me apetece comer com morangos? Sericá.

Também chamado sericaia, cericá, cericaia, para mim será sempre sericá. Sempre assim se chamou em minha casa e não me vejo a dizê-lo (ou escrevê-lo) de outra forma. Este doce alentejano é tradicionalmente servido com as bonitas ameixas d'Elvas em calda, que sempre me pareceram demasiado doces. Aqui, equilibra o frágil compromisso entre os meus morangos perfeitos e um desejo de coisas doces.

Flores // Spring Sericaia



Sericá
Adaptado de uma receita de Maria Noémia de Torres Vaz Freire, Sabores de dias felizes

8-10 fatias

4 ovos, separados
165 g açúcar branco
100 ml água
500 ml leite gordo
1 tira grande de casca de limão
80 g farinha trigo
canela moída

Leve a água com o açúcar a lume médio num tacho grande. Quando atingir um ponto de pasta, retire do lume e deixe arrefecer. Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Misture as gemas num pouco de leite. Noutra tigela dissolva a farinha no restante leite. Passe por um passador fino e junte ao açúcar, assim como as gemas. Junte a casca de limão e leve de novo a lume brando, mexendo sempre. Deixe engrossar ligeiramente, retire a casca de limão e reserve. Bata as claras em castelo com uma pitada de sal. Envolva com cuidado na massa e verta para um prato de barro grande polvilhado com canela. Leve ao forno por 30 minutos ou até estar dourado. Se quiser, faça uns cortes em redondo quando o sericá estiver a 10 minutos de terminar a cozedura.

Sirva com morangos.

14 comentários:

  1. Uma sericaia com sabor a Alentejo e ainda por cima com sabor a morangos. Era isso mesmo que comia agora mesmo... mesmo a essas horas da manhã :) Por acaso é uma sobremesa que me faz lembar o Alentejo e que ainda não fiz, talvez por achar muito doce. Mas essa receita não me parece muito doce e ainda assim servida com morangos... excelente! Adorei.

    Beijinhos

    P.S- As fotos ficaram fantásticas, parabens :)

    ResponderEliminar
  2. Seja qual for o seu nome verdadeiro o que é certo é que ficou linda e concordo contigo, as ameixas são doces demais, os morangos parecem me ideais.
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Hmmmmm, como eu adoro sericaia (é por este nome que conheço o doce). E sempre que a como dispenso as ameixa de Elvas precisamente por serem extremamente doces. O meu pequeno morango está a ameaçar-me com 9 morangos (uma loucura, já que ele é mesmo minúsculo) pelo que assim que estiverem madurinhos e no ponto para serem colhidos, acho que os vou acompanhar com uma bela sericaia :)

    ResponderEliminar
  4. É das minhas sobremesas alentejanas favoritas, mas dispenso sempre as ameixas de Elvas...
    Ficou muito bem.
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. uma dupla fantástica: sericaia e morangos :) simplesmente irresistível :) um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Olá Suzana

    Adoro ! Assim como os nomes, há muitas receitas de sericá (também lhe chamo assim ).
    Mas as rachas que normalmente abrem no doce, acontece em algumas receitas, é quando deitamos colherdass da massa desencontradas no prato de barro.
    É muito bom esse doce e fica sempre bonito.
    Um beijinho
    P.S Mas quando não racha uso a faca ;)

    ResponderEliminar
  7. Nunca provei, mas já tive muitoa curiosidade mas como um doce regional custa-me sempre comprar onde n sei se será o "verdadeiro" ou não.. mas tu com esta receita vais me ajudar, ai se vais! um beijo

    ResponderEliminar
  8. Morangos so agora? Ja os como desde fevereiro e comprados no mercado tradicional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,
      Morangos encontra todo o ano (e já agora nacionais e biológicos). Talvez o título induza em erro, mas lendo o texto perceberá que estes foram os primeiros que me souberam a Primavera. :)

      Eliminar
  9. Adoro morangos e acompanhados por essa sericaia combinam na perfeição!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Adoro sericaia, é assim que lhe chamo, e gosto dela sem o acompanhamento tradicional, as ameixas que acho excessivamente doces. Com morangos nunca provei mas deve ficar muito bem.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Adoro sericaia (é como eu costumo chamar)!
    Esta Páscoa fiz uma, receita de uns amigos alentejanos.
    Costumamos fazer em dias de festa.
    E com morangos deve ser tão bom... cheira a primavera.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Morangos com sabor a Primavera é algo pelo qual vale a pena esperar, como eu te compreendo. Estes teus "primeiros morangos" trouxeram-me à lembrança a minha infância, e a alegria de ver chegar a casa os primeiros morangos da estação, ansiosamente aguardados, temperados pela minha mãe com pouco açúcar e gotas de limão. Quando comecei a envolve-los em natas nunca se deixou convencer. Esta tua ideia de sericaia é algo que ... já estou a caminho, guarda-me um lugar à mesa !!

    Beij

    ResponderEliminar
  13. Nunca comi Sericá...e quando diziam que tinha mesmo de ser apreciado com as ameixas, parecia-me doce de mais...mas assim, sim! A fazerem breve!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!