26.7.13

Salada de massa fria com milho, curgete e lulas e o Workshop Milaneza

Massas frias para o Verão

Os italianos chamam-lhe pasta. De muitas formas e feitios, sempre no centro do prato e das atenções. Por cá adoptamos a palavra massa e damos-lhe durante muito tempo importância relativa. Tem sido assim numa cozinha onde o lugar da massa é secundário. Mas mudam-se os gostos e os hábitos alimentares e eis que na mesa somos cada vez mais adeptos de massa. Integrais, com sabores, formatos e cores diferentes. Perfeitas para dias de Verão, as saladas de massa fria piscam-me o olho. Fixo-me nos novos Búzios integrais da Milaneza no lançamento Especial Saladas. Entre conversas, risos e uma bancada cheia de ingredientes é a massa que nos une. Vamos fazer saladas de massa fria!

Por mim, aceito o repto e vou aprendendo com quem sabe. Nada como um chef italiano a falar com paixão pelas massas e uma marca portuguesa com um caminho percorrido em 80 anos de História. Longe dos dias em que era difícil encontrar boas massas secas em Portugal, hoje as opções são quase intermináveis e podem ser saudáveis, divertidas e muito úteis para esta altura do ano em que as temperaturas sobem. É a mensagem que fica neste Workshop Milaneza com o chef Augusto Gemelli.

Massas frias para o Verão Massas frias para o Verão

E é assim, num dia quente em tons de azul com o rio ali ao lado, que o chef Gemelli mostra como cozer a massa para ficar al dente e como combinar ingredientes para obter texturas e sabores equilibrados. De novo as diferenças entre italianos e portugueses, entre pasta e massa. Medidas na História e na tradição de cada um dos povos, é tempo de encurtar distâncias e (re)pensar o papel das massas no cardápio.

Se o meu olhar se perdeu nos Búzios Integrais, nesta ocasião a minha barriga elegeu os Laços Bicolores. Culpa de uma salada colorida e repleta de sabor. Milho doce, curgetes marinadas, lulas crocantes. Para ligar afinidades e cores, um azeite de agrião fantástico. Na mesa em poucos minutos, é a minha salada de massa preferida por estes dias.

Massas frias para o Verão

Como num verdadeiro menu italiano, a salada de massa fria com milho, curgete e lulas é só o primeiro prato. Havemos de nos debater com uma outra salada, desta feita morna e onde os bonitos Búzios Integrais vêm acompanhados de creme de queijo Mascarpone, presunto estaladiço, tomate seco e rúcula. Uma combinação muito boa para dias mais frescos de um Verão como este.

Para terminar, uma sobremesa também com massa. Um Timballo de Aletria com passas, chocolate negro, fruta cristalizada, limão e laranja. Uma curiosa versão para um prato doce já que o Timballo é um prato italiano feito no forno com massa, arroz ou batata, a que se juntam outros ingredientes como carne ou peixe, legumes e frutas. Cortado à fatia e servido com molho de chocolate com um sabor forte a laranja é demasiado pesado para mim num dia de tanto calor. Mas fica a vontade de voltar a esta interessante receita do chef Gemelli lá mais para o Outono.

Massas frias para o Verão Massas frias para o Verão



Salada de massa fria com milho, curgete e lulas e azeite de agrião
Adaptado de uma receita do chef Gemelli

serve 4

350g Laços Bicolor – Especial Saladas Milaneza
300g lulas limpas
250g curgete
150g milho doce
80g agrião
1 dente de alho
1 limão
q.b. flor de sal
q.b. azeite

Corte as curgetes em juliana comprida e muito fina, como se fossem fios. Tempere com flor de sal, raspa de limão e um fio de azeite, deixando ficar a marinar. Numa frigideira larga, ponha a saltear em azeite bem quente, aromatizado com o alho, as lulas cortadas em tiras finas, até ficarem coradas e crocantes (cerca de 2-3 minutos). Escorra e lave bem o milho cozido e, noutra frigideira, aqueça um pouco de azeite. Adicione e cozinhe ligeiramente.
Coza os laços bicolor em água salgada a ferver, de acordo com as instruções da embalagem. Depois de cozidos, salteie rapidamente com as lulas. Junte o milho e as curgetes (devido à marinada deverão parecer quase cozidas). Finalize a salada com o azeite emulsionado entretanto obtido triturando com uma varinha eléctrica num copo alto, as folhas do agrião com azeite q.b. até obter um composto ligeiramente cremoso.

--
leia também:

Milaneza Especial Saladas - Receitas Chef Gemelli na A Melhor Amiga da Barbie