29.9.13

Bolo de alfarroba e amêndoa para o Dia Mundial do Coração

Coração de alfarroba e amêndoa

Em cada peito bate um coração mais ou menos ritmado. Literal e metaforicamente. O que comemos, como vivemos, as opções que fazemos podem ser medidas em batimentos. No dia em que se celebra o coração, o que se procura é despertar consciências. O Dia Mundial do Coração é uma chamada de atenção para uma alimentação equilibrada e um estilo de vida mais saudável. O que é que tem feito pelo seu coração?

Para comemorar este dia e para dizer "presente!" no desafio da Bonsalt, faço um bolo. É feito com uma farinha interessante como a alfarroba, tem os óleos e as fibras das amêndoas com casca e a gordura boa que é o azeite. Como todos os bolos, deve ser consumido com moderação.

Coração de alfarroba e amêndoa Catavento

Para onde vamos? As escolhas que podem ser feitas a bem do nosso coração não implicam, muitas vezes, mudanças radicais. Evitar alimentos processados, fazer exercício físico, escolher alimentos ricos em fibras e antioxidantes, fazer uma alimentação variada. Gargalhadas, sorrisos e abraços também ajudam.

É tempo de experimentar outras farinhas, consumir açúcares não refinados e substituir as gorduras saturadas pelas não saturadas. Juntar fruta e vegetais a bolos é uma forma de os tornar mais completos. Hoje é a alfarroba, a banana e a amêndoa. Para um coração feliz, cada fatia corresponde a uma caminhada. Para norte, sul, este ou oeste, a escolha é múltipla.

Amêndoas



Bolo de alfarroba e amêndoa

10-12 fatias

3 ovos inteiros
165 g açúcar amarelo
75 ml azeite (use um frutado)
1 banana madura, esmagada com um garfo
125 g farinha de trigo
75 g amêndoas com casca, raladas
50 g farinha de alfarroba
2 colheres (chá) fermento em pó
½ colher (chá) Bonsalt (ou sal)
½ colher (chá) canela em pó

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura clara. Acrescente o azeite e a banana e mexa. Numa tigela à parte, peneire as farinhas, o fermento em pó e o Bonsalt. Junte as amêndoas e a canela. Envolva estes ingredientes sólidos na mistura dos ovos, sem bater. Verta a massa para uma forma pincelada com azeite e polvilhada com farinha de alfarroba. Coza durante 25-30 minutos ou até estar dourado. Deixe o bolo arrefecer ligeiramente antes de desenformar.

6 comentários:

  1. Eu adoro alfarroba em bolos :) Ficou perfeito e adorei o formato!

    ResponderEliminar
  2. Um bolo perfeito para mim. Cá em casa há sempre azeite frutado pois é a gordura que mais gosto de utilizar nos bolos. E há semelhança do que faço com o pão, também tento utilizar farinhas variadas: espelta, castanha, 3A's, arroz, enfim, são tantas que por vezes parece que não vou conseguir encontra uma receita de bolo que me permita experimentar todas. Este teu bolo vai ter destaque cá em casa, não tarda nada :)

    ResponderEliminar
  3. A alfarroba tem um lugar muito especial no meu coração...por isso este bolo aos meus olhos tem uma mensagem mais profunda do que um simples bolo. Adorei tudo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adoro alfarroba. No verão, comi imensas broinhas de alfarroba absolutamente deliciosas. É pena que não haja maior facilidade em encontrar a farinha... O pão também é muito bom e um dia destes fiz um bolo de chocolate com alfarroba que ficou maravilhoso. Só se pode é fazer de vez em quando!
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  5. Muito bom aspecto... Adoro bolos com alfarroba.
    Bjos
    https://bolinhosdoces.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Adoro alfarroba, e adorei o teu coração lindo!
    Ver se o provo, de coração cheio :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!