29.9.13

Bolo de alfarroba e amêndoa para o Dia Mundial do Coração

Coração de alfarroba e amêndoa

Em cada peito bate um coração mais ou menos ritmado. Literal e metaforicamente. O que comemos, como vivemos, as opções que fazemos podem ser medidas em batimentos. No dia em que se celebra o coração, o que se procura é despertar consciências. O Dia Mundial do Coração é uma chamada de atenção para uma alimentação equilibrada e um estilo de vida mais saudável. O que é que tem feito pelo seu coração?

Para comemorar este dia e para dizer "presente!" no desafio da Bonsalt, faço um bolo. É feito com uma farinha interessante como a alfarroba, tem os óleos e as fibras das amêndoas com casca e a gordura boa que é o azeite. Como todos os bolos, deve ser consumido com moderação.

Coração de alfarroba e amêndoa Catavento

Para onde vamos? As escolhas que podem ser feitas a bem do nosso coração não implicam, muitas vezes, mudanças radicais. Evitar alimentos processados, fazer exercício físico, escolher alimentos ricos em fibras e antioxidantes, fazer uma alimentação variada. Gargalhadas, sorrisos e abraços também ajudam.

É tempo de experimentar outras farinhas, consumir açúcares não refinados e substituir as gorduras saturadas pelas não saturadas. Juntar fruta e vegetais a bolos é uma forma de os tornar mais completos. Hoje é a alfarroba, a banana e a amêndoa. Para um coração feliz, cada fatia corresponde a uma caminhada. Para norte, sul, este ou oeste, a escolha é múltipla.

Amêndoas



Bolo de alfarroba e amêndoa

10-12 fatias

3 ovos inteiros
165 g açúcar amarelo
75 ml azeite (use um frutado)
1 banana madura, esmagada com um garfo
125 g farinha de trigo
75 g amêndoas com casca, raladas
50 g farinha de alfarroba
2 colheres (chá) fermento em pó
½ colher (chá) Bonsalt (ou sal)
½ colher (chá) canela em pó

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura clara. Acrescente o azeite e a banana e mexa. Numa tigela à parte, peneire as farinhas, o fermento em pó e o Bonsalt. Junte as amêndoas e a canela. Envolva estes ingredientes sólidos na mistura dos ovos, sem bater. Verta a massa para uma forma pincelada com azeite e polvilhada com farinha de alfarroba. Coza durante 25-30 minutos ou até estar dourado. Deixe o bolo arrefecer ligeiramente antes de desenformar.