30.7.14

Bolo húmido de chocolate e pêssegos

Pudim de chocolate e pêssegos

No consolo de rotinas que fazem dias de trabalho preenchidos e atarefados abrem-se pequenas clareiras de felicidade. Momentos de celebração do que o tempo quente traz de melhor. Dias longos e muita luz. Frutos doces e sumarentos, de todas as cores e feitios. Há-de haver razões de sobra para lembrar com saudade os dias de férias já passados mas não estou para aí virada. Uma travessa repleta de pêssegos e ameixas tem um efeito apaziguador e é panaceia para longas horas de escrita. É também a desculpa ideal para pensar na sobremesa ou no lanche.

Chocolate, pêssegos, amêndoas torradas e hortelã. Em forma de bolo húmido, a acompanhar um chá de menta fresca e limão acabado de fazer.

Pudim de chocolate e pêssegos

Dos encantos de ser feito com muita fruta, pouco açúcar e sem farinha, este é um bolo para comer à colher e sem culpas. O chocolate 70% de cacau da Casa Grande que usei é muito conveniente por vir em pastilhas. Entre o sabor forte do chocolate com muito teor de cacau e o doce dos pêssegos, acrescenta-se a textura das amêndoas e a hortelã fresca. O segredo é não cozer demasiado este bolo e servi-lo com uma colherada de crème fraîche.

São servidos?

fruta na árvore Pudim de chocolate e pêssegos



Bolo húmido de chocolate e pêssegos

serve 6-8

4 pêssegos
3 ovos, separados
100 g açúcar amarelo
75 g chocolate 70% (usei chocolate para fondue Casa Grande)
25 g manteiga
1 colher (sopa) amêndoa fatiada, torrada
folhinhas de hortelã, para servir
açúcar em pó, para servir

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Prepare uma forma (rectangular 12-24 cm), pincelada com manteiga.

Coloque os pêssegos numa tigela e cubra com água quente. Escorra e retire a pele.

Bata as gemas com o açúcar, até obter uma mistura clara (5-7 minutos com a batedeira eléctrica). Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria ou no microondas. Acrescente à mistura de gemas e açúcar. Bata as claras em castelo com uma pitada de sal. Envolva cuidadosamente na massa. Deite na forma preparada. Parta os pêssegos ao meio e coloque as metades, com a parte cortada para cima, na massa. Leve ao forno 18-20 minutos ou até estar mal cozido. Retire do forno e distribua a amêndoa sobre os pêssegos. Sirva morno ou frio, polvilhado com açúcar em pó e folhinhas de hortelã e com crème fraîche.