18.9.14

Salada de beterraba, feta e amêndoas

salada de beterraba e feta

O espaço de memória para aqueles sabores que nunca se esquecem é alimentado por aromas e cores que o nariz e os olhos fazem questão de registar. São pistas para recordar mesas e gargalhadas partilhadas ou apenas para mais uma refeição em dias de semana. No vermelho rosado da beterraba descubro nuances de um Verão de que não me quero desapegar ainda e sinto o cheiro a terra que a cidade à minha volta teima em fazer esquecer. A memória é, assim, uma ligação entre o desejo e o que pode ser.

Dizem-me que vem aí, que está ao virar da esquina. É inevitável. O Outono está quase a chegar. E contudo não me sinto preparada. Uso a hashtag #stillsummer em jeito de reza e feitiço. Estranho a chuva e os dias cinzentos e dou por mim com lamúrias e cara feia. Quero que o verde e o amarelo se aguentem mais um tempo.

malmequeres salada de beterraba e feta

Para quem trabalha muitas vezes em casa como eu, o almoço é um intervalo bem-vindo mas que não pode consumir demasiado tempo. Cá em casa faz-me muitas vezes de restos abrilhantados por uma salada que os torne mais apetecíveis.

Entre raios de sol e pingos de chuva, ponho a mesa e apelo à memória. Possam as cores e aromas do prato contrariar a meteorologia e uma ou outra tristeza de fim de Verão. Num destes dias foi a beterraba a rainha do momento e fez-se salada com direito a fotografia.

salada de beterraba e feta



Salada de beterraba, feta e amêndoas

serve 2, como entrada ou 4, como acompanhamento

1 beterraba média
75 g queijo feta, em migalhas
1 colher (sopa) azeite
1 colher (sopa) salsa, picada
1 colher (chá) vinagre de framboesa, picado finamente
2 colheres (sopa) amêndoas laminadas
sal e pimenta preta moída na altura

Coza a beterraba com pele em água com sal, até conseguir espetar facilmente um grafo (cerca de 15 minutos). Escorra a água, deixe arrefecer e quando conseguir manusear retire a pele. Rale a beterraba grosseiramente e coloque numa saladeira. Tempere com o azeite e o vinagre, sal e pimenta preta. Junte a salsa picada e mexa.

Torre as amêndoas numa frigideira antiaderente (cuidado para não deixar queimar)

Deite o queijo por cima da beterraba e junte as amêndoas. Sirva como entrada ou acompanhamento de uma tarte ou empada.

6 comentários:

  1. Gosto desta salada. Gosto das estações do ano, especialmente do outono :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Este tempo está mesmo estranho. Sabes que eu só depois de ter provado beterraba crua é que comecei a gostar de beterraba. Ainda assim não consigo comer aquelas cozidas de supermercado. Tal como tu gosto de as cozer, fazem sempre um caldo tão bonito. Adorei a tua salada e como sempre as tuas imagens que tão bem a acompanham. beijo

    ResponderEliminar
  3. Suzana,acabo de desobrir seu cantinho e adorei,voltarei sempre! Adorei a receita de hoje,a combinação dos ingredientes é perfeita,muito saborosa. Estás já a sentir falta do verão e eu,aqui,me despeço do inverno. Estou feliz com a chegada primavera,mas quando penso nos dias de imenso calor que teremos pela frente,o outono/inverno deixam saudades... Um lindo domingo para voce,beijinhos,Katia.

    ResponderEliminar
  4. Se há combinação que me deixa feliz, é beterraba com feta. Se tiver couscous e pistácios à mistura, então é perfeito. E para ser divino, estão a chegar a romãs :)

    ResponderEliminar
  5. Ainda ontem andei de vestidinho e sandálias e hoje meias e calças e casaco.
    Um verão estranho, não queria que o outono chegasse já, embora também o saiba apreciar e muito!
    Adoro este tipod e salada, adoro beterraba.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!