27.11.15

Sopa de couve-flor e croutons de bacon e mel

Sopa de couve-flor e croutons de bacon e mel

Mel na língua e palavras a emoldurar um desejo de confort food. Daqueles pratos que são quase um abraço de que estamos precisados ou uma chegada a porto seguro depois de um dia cheio. Tudo o que se quer para um jantar durante a semana em que não há tempo nem vontade para pensar muito. Uma tigela fumegante e todo o sabor de uma guarnição que fica entre o divertido e o pecaminoso. Esta sopa é panaceia para noites frias mas são os croutons que fazem o prato.

Para onde foi o mês de Novembro, não sei. Alguém me chamava a atenção ontem para o calendário. Com Dezembro quase a achegar é o Natal que se anuncia e as festas que ocupam lugar na mente de todos. Passo em revista tudo o que tenho para fazer ainda daqui até ao render do ano velho. São mil e uma coisas a que se juntarão mais umas quantas. Apago da memória esses pensamentos. O melhor é pensar na sopa. E nos croutons.

Outono em Lisboa Sopa de couve-flor e croutons de bacon e mel

Gulosa, vou roubando um agora e outro logo. Ai estes croutons! Digo-vos que são uma perdição. Se é prerrogativa da cozinheira provar tudo em primeira mão, não convém comer a totalidade do cozinhado... O melhor mesmo é cortar outra fatia do pão de espelta e fazer mais do que parece necessário.

Depois é só servir as tigelas. Sem nenhuma regra escrita, há um imperativo de que sejam tigelas. Esta sopa não pede prato. Apetece aquecer as mãos à medida que se vai comendo, com as texturas dos croutons e o aveludado do creme a combinarem na perfeição. Mais recomposta, continuo sem perceber para onde foram estas semanas desde o Verão... #faltam4semanaspara o Natal

Sopa de couve-flor e croutons de bacon e mel



Sopa de couve-flor e croutons de bacon e mel

serve 4-6

1 couve-flor grande, em floretes
1 alho francês grande, fatiado
2 dentes alho, picados
1 cebola, picada
2 colheres (sopa) azeite
sal e pimenta preta moída na altura
800-900 ml caldo de galinha
azeite extra virgem, para servir (opcional)

para os croutons de bacon e mel:
2 fatias de pão de espelta, em cubos (ou outro pão, a gosto)
1 colher (sopa) azeite
75 g bacon, em cubos
1 colher (chá) mel líquido
1 cebolo, picado

Numa panela, aqueça o azeite com a cebola, o alho francês e o alho e deixe cozinhar 2 minutos. Junte os floretes de couve-flor. Acrescente o caldo e cozinhe 10-15 minutos. Reduza a puré. Rectifique o tempero e eventualmente acrescente mais caldo se a sopa estiver demasiado grossa.

Para os croutons, pique o pão, o cebolo e o bacon na picadora até obter uma mistura relativamente homogénea. Aqueça o azeite numa frigideira. Junte a mistura de bacon e cozinhe 2-3 minutos, mexendo para não deixar queimar. Quando estiver dourado, adicione o mel líqido e mexa por 1 minuto. Tempere com flor de sal e pimenta preta moída na altura.

Deite a sopa em tigelas. Sirva com os croutons e finalize com um fio de azeite extra virgem (se usar).


3 comentários:

  1. Suzana, partilho do mesmo sentimento acerca do mês de Novembro. Começou sem dar conta e pufff já está a terminar... a menos de um mês é Natal e com ele virá logo o inicio de um novo ano.
    Relativamente a esta sopa tão enriquecida com estes crutons tentadores e gulosos que também me piscaram o olho e me vão levar a prepara-los para serem acompanhados de outro caldo qualquer ou até mesmo de uma sopinha igual a esta.
    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
  2. Olá Suzana,
    Nem imaginas como adoro os teus textos e a forma como escreves...
    Eu acho que, em geral, não foi só o mês de Novembro que passou rápido. Acho que o ano passou todo ele muito rapidamente e é engraçado que o meu filho tem a mesma sensação.
    Bom, de qualquer forma, adoro a época natalícia e já só penso em luzinhas, bolachinhas de gengibre e coisas dessas, lol.
    A sopa... ADORO, como deves calcular.
    Um beijinho e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
  3. Olá Suzana!
    Ainda que nem sempre seja possível deixar aqui o meu testemunho, é sempre um prazer vir visitar-te e ficar a par das tuas deliciosas receitas e sugestões. Sabe bem ler as palavras que escreves. :)
    Também sofro dessa sensação, a de que o tempo passou demasiado rápido e são tantas as cisas por fazer que o melhor mesmo é nem pensar nisso e entrar já no espírito das festas.
    Adorei a tua sopa, mas sem dúvida alguma que esses croutons são os reis deste post. Adoro essa combinação de sabores e vou querer fazer essa receita.
    Um beijinho e bom fim de semana.

    Célio

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!