2.4.19

Torta de amêndoa e limão (com doce de framboesa)

Torta de amêndoa e limão (com doce de framboesa)

Os meses mais escuros e cinzentos parecem ter ficado para trás e uma esperança maior nos dias vindouros desperta devagarinho. O conforto de saber que as estações se sucedem é garantia que os adorados ingredientes estarão em breve disponíveis e a ansiedade é grande. Falta apenas um pouco mas ainda não é tempo de encontrar no mercado o colorido saboroso dos vegetais e frutos que trazem a Primavera.

Em momentos de saudade sem fim é preciso encontrar refúgio nos frascos que guardam, intacto, o aroma da fruta madura. Para a sobremesa, um bolo fácil e que faz sempre furor: uma torta na mesa traz sempre sorrisos em forma de aprovação, com secreta inveja pela destreza de quem enrola em forma de gula o final da refeição. Para os gulosos, a colher extra de doce é felicidade portátil e única companhia necessária a uma chávena de café.

Torta de amêndoa e limão (com doce de framboesa)

De amêndoa e limão, a combinação ganhadora sai directamente dos citrinos da estação passada e da dispensa e transforma-se em torta recheada com doce de framboesa. Esta receita é também uma boa escolha para usar claras que sobram e confeccionar rapidamente a sobremesa de um almoço preguiçoso. O recheio serve a vontade de quem decide qual o fruto da época que se quer trazer a esta combinação. A escolha foi o doce de framboesa da Quinta de Jugais que faz boa companhia ao limão e amêndoa do bolo e dá cor ao conjunto. É que os olhos comem antes da barriga!

Panaceia para saudades do tempo quente e o desejo que chegue rápido o próximo fim-de-semana, eis a torta perfeita.

Torta de amêndoa e limão (com doce de framboesa)
Torta de amêndoa e limão (com doce de framboesa)



Torta de amêndoa e limão (com doce de framboesa)

serve 6-8

2 ovos inteiros + 3 claras
90 g amêndoa com casca, ralada
60 g açúcar
25 g farinha de trigo T55
25 g amêndoa palitada
raspa de 1 limão pequeno
1 colher(sopa) manteiga, à temperatura
170 g compota de framboesa Quinta de Jugais

açúcar em pó, para polvilhar (opcional)

Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Numa tigela deite os ovos inteiros, o açúcar, a manteiga, a amêndoa ralada, a raspa de limão e a farinha e misture até obter uma consistência homogénea. À parte, bata as claras em castelo e envolva delicadamente na mistura. Deite num tabuleiro de 30x40 cm forrado com papel vegetal. Polvilhe com a amêndoa palitada. Espalhe a massa para nivelar. Leve ao forno por 8-11 minutos ou até estar cozido.

Deixe arrefecer ligeiramente. Retire o bolo do tabuleiro e, com cuidado, enrole a torta. Quando o bolo estiver completamente arrefecido, desenrole, retire o papel vegetal e recheie com o doce de framboesa. Volte a enrolar e corte as pontas.

Sirva polvilhado com açúcar em pó, com doce extra.