16.5.09
Uma fatia de Gibanica
Quem me conhece sabe que eu tenho uma visão do mundo a dar para o racional, gosto de controlar a situação, adoro planear e fico feliz da vida quando as coisas correm à minha maneira. Mas a razão só nos leva até certo ponto, depois disso é tudo intuitivo... Emoção, razão e aquilo em que acreditamos desempenham um significante papel nas nossas vidas. Não temam, fico-me por aqui! É engraçado como fazemos escolhas e como, por vezes, as escolhas vêm até nós sem que tenhamos uma palavra a dizer. A minha relação pessoal com a Eslovénia foi totalmente não planeada e no entanto tão especial. Um dos poucos souvenirs de Liubliana foi um livro de receitas eslovenas (surpreendente, eu sei!). Comprei o livro quase pela receita de Gibanica (aka 'moving cake') que tinha comido numa das incursões pelos restaurantes do centro da cidade. Embora o Gibanica seja um doce tradicional da região dos Balcãs (diferentes variações sobre o tema podem ser encontradas na Sérvia, Macedonia e Bulgária), o Prekmurje gibanica é, por excelência, o bolo nacional da Eslovénia.
Estamos de partida para aqui. Mal posso esperar por perseguir o dragão de Liubliana e quedas de água como esta! Entretanto, façam um café que eu deixo o bolo. :)
Gibanica
Adaptado de Heike Milhench, Flavors of Slovenia
8-10 folhas massa filo
3/4 chávena sementes papoila
1 chávena (250 ml) leite
2-3 maçãs pequenas, descascadas e em fatias finas
1/2 chávena passas, demolhadas em água quente ou rum, escorridas
1/2 chávena açucar
1 colher chá extracto de baunilha (ou 1/2 vagem, as sementes raspadas)
1 colher chá canela
Sumo e raspa de 1 limão pequeno (preferencialmente biológico)
680 grs queijo ricotta ou requeijão
2 ovos grandes
1 chávena (250 ml) sour cream (ou natas com umas gotinhas de limão)
1 chávena nozes, picadas
4 colher sopa manteiga, derretida
Icing sugar (açucar em pó) para polvilhar
Ferva as sementes de papoila no leite até estarem macias, cerca de 20-25 minutos. Remova do lume, escorra e reserve.
Para o primeiro recheio, combine as maçãs, passas, açucar, baunilha (sementes ou extracto), canela, sumo e raspa de limão e mexa. Prepare o segundo recheio separadamente, misturando o queijo com os ovos e as natas, até a mistura estar homogénea.
Pré-aqueça o forno a 150ºC. Unte uma forma rectangular e coloque uma folha de filo no fundo. Pincele com manteiga. Mantenha a restante massa coberta para esta não secar. Espalhe uma camada de mistura de queijo e cubra com outra folha de massa. Pincele com manteiga. Deite uma porção da mistura de maçã e polvilhe com nozes e as sementes de papoila. Repita até utilizar os recheios. Cubra tudo com 2 folhas filo. Pincele com manteiga. Leve ao forno por 65-75 minutos ou até estar dourado. Remova e polvilhe com icing sugar.