19.7.10

Panna cotta de frutos vermelhos para uma margarida

Panna cotta

A minha lista de desejos não acaba nunca. Entre viagens de sonho à Nova Zelândia, uma horta com jardineiro e amor eterno ficam desejos mais prosaicos. Se eu pudesse queria chegar a horas, não me esquecer das datas, telefonar mais amiúde, responder aos emails, conseguir aparecer... Gostava que os dias se prolongassem pelas noites e o tempo, esse tirano, andasse comigo e não contra mim. Queria não me perder por entre prazos, listas e obrigações. Queria. Mas não posso ou não consigo. É a minha natureza. Por isso, os meus amigos são os melhores do mundo. Esperam sem desesperar, insistem. Persistem. Gostar de mim não é fácil e ainda assim não me faltam abraços. Se alguma coisa resulta de bom desta minha 'característica' é que só os verdadeiros ficam e a veracidade dos sentimentos não chega sequer a ser uma questão. Reclamações tenho algumas mas, convenhamos, é o mínimo que se pode esperar.

Estou atrasada para a um aniversário. As velas foram apagadas, o bolo partido e partilhado, a loiça lavada. E eis que venho. Trago uma panna cotta e a desculpa de um piquenique no dia seguinte. É tarde e estamos em fim de festa mas os desejos são para sempre e chegam sempre a horas: longa vida ao Figo Lampo e beijos para a Margarida!

Panna cotta

Panna cotta de mirtilos e groselhas
Adaptado ligeiramente a partir de Laura Zavan, Panna cotta, da Marabout.

4 porções individuais

250ml natas
250ml leite meio gordo
3 folhas de gelatina (ou 2 colheres chá agar-agar)
1/2 vagem de baunilha, cortada ao meio e as sementes raspadas
2-3 vagens cardamomo, sementes reduzidas a pó (opcional)
50g açucar granulado

Aqueça as natas e o leite num tacho. Misture a vagem, as sementes de baunilha e o cardamomo, desligue o lume e deixe ficar em infusão durante 15 minutos. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Retire a vagem de baunilha e leve de novo ao lume para aquecer (sem ferver). Adicione a gelatina. Retire do lume e mexa com uma vara de arames até estar completamente dissolvida. Deite a mistura em potes de iogurte e refrigere até estar firme (no mínimo, 1 hora).

Para os mirtilos:
100g mirtilos
2 colheres sopa água
50g açucar
sumo de 1/2 limão pequeno
2 colheres sopa Crème de cassis (ou Ginjinha)
50g groselhas

Coloque os mirtilos com a água, o açúcar e o limão numa caçarola. Deixa ferver até a fruta começar a libertar os sucos. Retire do lume e acrescente o licor. Deixe arrefecer ligeiramente. Deite sobre a camada (já firme). Refrigere 2 horas (ou de um dia para o outro). Para servir disponha as groselhas sobre o molho.

Panna cotta

A receita pode ser duplicada para mais convivas. Se usar copos de iogurte como eu consegue cerca de 12. E estamos prontos para o piquenique!