15.6.11

My Blueberry Nights, uma padaria na Suécia e um bolo de limão e mirtilos

Bolo de limão e mirtilos // Blueberry Lemon Cake

Diz-se por aí que o amor é um lugar estranho. [Lost in Translation] Como o são as traduções que mudam a face e o nome dos filmes de uma vida ou só de uma noite de (quase) Verão. O Sabor do Amor é o título português de uma verdadeira história de amor que começa com uma fatia de tarte de mirtilos comida fora de horas na companhia de um (quase) desconhecido. My Blueberry Nights é um filme quase poético, um amor desenhado a doce sobre o prato e descoberto depois de um ano de viagem pela América que conduz apenas ao outro lado da rua. Se o argumento pode até ser meio lamechas, as imagens são de uma enorme beleza que é quase comovente. E como o amor é de facto um lugar estranho pode bem não ser uma tarte mas um bolo a provocar olhos brilhantes, sorrisos patetas e mais uma história lamechas.

As viagens levam-nos onde o coração deixa. O sítio a que chamamos casa pode ser ao virar da esquina ou do outro lado do mundo. De pouco importa quando aquilo que nos define lá está. Em pequenos gestos ou sob a forma de um bolo, de uma tarte ou de um pão. A Padaria da Ana é um desses lugares onde se encontram sentimentos e emoções envoltos em chocolate ou farinha e a sua localização na Suécia é uma mera característica da geografia, da que se mede em quilómetros e de uma outra feita de afectos. Este é o meu Bolo Especial para a Ana, feito de limão e mirtilos e comido num lugar chamado casa, partilhado com a cara-metade sob o olhar atento da gata. A felicidade é um lugar nada estranho.

Bolo de limão e mirtilos // Blueberry Lemon Cake



Bolo de limão e mirtilos
Adaptado a partir de uma receita de Cory Schreiber e Julie Richardson, Rustic Fruit Desserts

para o crumble:
50g farinha
50g açúcar
2 colheres (sopa) raspa de limão
50g manteiga, em cubos

para o bolo:
250g farinha
1 colher (chá) fermento em pó
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) noz moscada moída
75g manteiga, à temperatura ambiente
160g açúcar
raspa de 1 limão
2 ovos grandes
125ml buttermilk (ou o equivalente a leite gordo + 1 colher sopa sumo de limão)
250g mirtilos

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Faça o crumble misturando todos os ingredientes numa tigela com uma faca. Reserve no frigorífico até usar.

Peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato e a noz moscada numa tigela grande. Bata a manteiga com o açúcar e a raspa de limão até obter uma mistura fofa (cerca de 3 minutos). Adicione os ovos, um de cada vez, batendo entre cada um. Misture um terço da farinha e mexa. Acrescente metade do buttermilk e bata. Repita a operação até terminar com a farinha. Envolva cerca de 1 chávena de mirtilos e deite a massa numa forma de bolo (usei uma forma de bolo inglês) devidamente preparada e enfarinhada. Distribua os restantes mirtilos e polvilhe com o crumble. Leve ao forno por 40-45 minutos. Sirva no dia em que é feito.