31.7.11
Azeite, farinha, ervas e uma tarte de tomate, curgetes e ricotta
Julho de todos os sabores. Doce, salgado e agridoce. Temperado com frio e vento, trabalho e férias, luz e escuridão. Cara e coroa. Dias felizes. Mar e sol. Livros e mais livros. Boas leituras. Horas sem fim. Julho de todos os silêncios, em que A Voz se calou. Penas e pedras. Discos perdidos. Rádio ligada. Celebrações. Encontros familiares e muitas gargalhadas. Tudo e mais alguma coisa.
Um banco com vista para o infinito. Não importa onde ou quando, há no mar que caminha para o céu uma garantia de aconchego. É como se em qualquer parte pudéssemos reconhecer o cantinho de água onde desde sempre molhamos os pés e a nesga de céu azul onde o olhar pode descansar. Uma espécie de chegada ao destino, um retorno continuado a um lugar conhecido.
Diz o provérbio que três é a conta que Deus fez. Um triângulo. Uma troika. Três. Como se a conta fosse redonda. Perfeita na sua harmonia de vértices e ângulos rectos e agudos, numa geometria de vontades. Ou de sabores. De sons. De cores. Tomate, curgetes e ricotta. 3 dos meus ingredientes favoritos para comemorar o 3º aniversário do Figo Lampo e fazer votos de muitos e longos anos de vida!
Tarte de tomate, curgetes e ricotta
Ligeiramente adaptado de Saveurs, n° 183 de Maio 2011
para a massa:
250 g farinha
80 ml azeite
50 ml vinho branco (seco)
50 ml leite
½ colher (chá) manjericão seco
½ colher (chá) sal
150 g queijo ricotta
2 colheres (sopa) azeite
4-5 folhas manjericão fresco, picadas
1-2 tomates maduros
1-2 curgetes pequenas (com ou sem flores)
2 colheres (sopa) pesto de rúcula
sal e pimenta preta moída na altura
Coloque a farinha, o manjericão seco e o sal numa tigela. Abra uma cova ao meio e verta o vinho branco, o leite e o azeite. Mexa com uma colher de pau até a massa formar uma bola. Deite sobre uma superfície enfarinhada e amasse ligeiramente apenas para agregar. Cubra com película e leve ao frigorífico durante cerca de 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 180°. Corte os tomates em rodelas e as curgetes longitudinalmente. Se utilizar as flores, lave-as cuidadosamente e retire a parte interior. Misture o queijo ricotta com o azeite e o manjericão e tempere com sal e pimenta.
Prepare a tarteira de fundo amovível (ou utilize formas para tartelettes individuais). Estenda a massa com um rolo e forre a(s) formas(s). Retire o excesso passando com o rolo por cima para cortar o rebordo. Pique com um garfo. Espalhe a mistura de ricotta e disponha o tomate e as curgetes por cima. Leve ao forno 30 minutos ou até a massa estar cozida. Quando retirar a tarte do forno, distribua o pesto por cima e sirva.