5.1.15

Bulgur com cogumelos e ovo escalfado

Boulgur com cogumelos e ovo escalfado

E agora damos as boas vindas ao novo ano. Cheio de coisas que nunca foram.

As palavras perdidas de Rainer Maria Rilke abrem caminho para o que ainda há-de ser ou aquilo que nunca será. Dos desejos, resoluções e anseios fica a mera possibilidade. A cada novo Janeiro recomeça-se o calendário, arrumam-se assuntos pendentes, fazem-se planos para o futuro e espera-se que o ano siga o seu curso. Cá por casa suspiramos por dias maiores e trocamos as voltas ao frio, com repetidas chávenas de chá e tigelas de sopa.

Findas as festas, os excessos, a mesa sempre posta, é o retorno aos dias normais. Aos almoços rápidos, nutritivos e variados, onde as cores e as texturas ganham lugar à carne e ao peixe. Aliados de tantas passagens rápidas pela cozinha em dias de semana, os cereais são a opção fácil para pratos que confortam o estômago e preparam a alma para mais uma tarde de trabalho. Acompanhados de uma salada de folhas de Inverno e estamos prontos a continuar.

Ano a fora.

Salada de Inverno Boulgur com cogumelos e ovo escalfado



Bulgur com cogumelos e ovo escalfado

serve 2, como refeição

100 g cogumelos, marron e portobello, picados
2 colheres (sopa) azeite
1 cebola pequena, picada finamente
150 g bulgur
2 dentes de alho, picados finamente
2 colheres (chá) folhinhas de tomilho
pimenta preta moída na altura
salsa picada (opcional)

para os ovos escalfados:
2 ovos grandes
1 colher (chá) vinagre de vinho branco
pimenta d'Espelette (opcional)
flor de sal

para servir, uma salada de folhas de escarola e radiccio (usei uma mistura da Florette)

Numa frigideira antiaderente, aqueça o azeite com a cebola e o alho (2 minutos). Salteie os cogumelos, tempere com sal, o tomilho e pimenta preta moída na altura. Junte o bulgur (demolhe previamente, de acordo com as instruções do pacote). Mexa e cubra com água. Deixe levantar fervura, tape e reserve 20 minutos. Para servir, mexa com um garfo, polvilhe com a salsa picada, se usar.

Numa panela de água a ferver ligeiramente, acrescente o vinagre. Abra cada ovo numa tigela. Coza 2 minutos, escorra sobre papel absorvente e tempere com flor de sal. Sirva sobre o bulgur, polvilhado com pimenta d'Espelette e a salada.