3.3.16

Falafel de batata-doce com molho de iogurte

Falafel de Batata-doce

Na longa lista de receitas a experimentar, ideias mais ou menos vagas sobre um ingrediente ou uma técnica e pratos memoráveis a recriar têm estado há largos os falafel. Estes bolinhos pequenos e deliciosos são uma espécie de croquetes dourados, estaladiços por fora e macios por dentro que fazem parte da herança gastronómica do Médio-Oriente. Normalmente feitos com grão triturado e especiarias, são fritos e comidos como parte de uma refeição ou transformados em comida de rua, dentro de pães espalmados, com vegetais e hummus.

A versão fácil e saudável de falafel que faz parte da minha lista é a que invariavelmente peço quando em Londres entro numa Leon, a cadeia de fast food natural, que os serve com arroz integral, molho de iogurte e salada de couve. De colheres em riste e pronta a moldar falafel, eis que se faz o jantar (e o almoço do dia seguinte).

Falafel de Batata-doce Falafel de Batata-doce

A pensar nessa abordagem equilibrada e cheia de sabor, é a batata-doce que faz as vezes do grão o que resulta em bolinhos húmidos no interior com uma boa crosta, prontos em 15 minutos na Actifry. Para servi-los, um cuscuz simples com passas, beterraba assada e coentros e uma salada verde.

Esta quantidade de massa faz um número considerável de falafel mas vale a pena fazer a receita completa. Pode ser guardada no frigorífico por 24 horas e os bolinhos também são excelentes frios. A marmita com os restos do jantar fez um almoço feliz para o dia seguinte, com um pequeno boião de molho de iogurte à parte.

Falafel de Batata-doce



Falafel de batata-doce com molho de iogurte
Adaptado a partir de uma receita de Allegra McEvedy

rende 28-36 falafel, dependendo do tamanho

500 g batata-doce, assada com a pele
80 g farinha de grão
1 colher (chá) cominhos moídos
1 colher (chá) sementes de coentros moídos
1 dente de alho pequeno, picadinho
1 molho pequeno de coentros frescos
1 colher (sopa) de sumo de limão
1/2 malagueta, sem sementes e picada (opcional)
sal e pimenta preta moída na altura
1/2 colher azeite

Descasque e esmague a batata-doce e coloque numa tigela. Adicione a farinha de grão e as especiarias, o sumo de limão, o alho, a malagueta (se usar) e os coentros. Mexa para envolver todos os ingredientes. Tempere com sal e pimenta preta moída na altura. Tape e reserve no frigorífico de um dia para o outro (ou no mínimo 6 horas). Molde os falafel com o auxílio de duas colheres de chá. Disponha metade dos falafel no cesto da Actifry e regue com metade do azeite. Programe 15 minutos. Repita com a restante mistura*.

Sirva com molho de iogurte, cuscuz e uma salada verde.

para o molho:
1 colher (chá) sumo de limão
125 g iogurte
1 colher (chá) azeite virgem extra
1 pitada de sal

Faça o molho, colocando todos os ingredientes numa tigela. Mexa e sirva.

*Os falafel que sobrarem são excelentes frios para o almoço do dia seguinte.
** Para fazer os falafel no forno, pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque os falafel num tabuleiro com papel vegetal. leve ao forno 15-20 minutos ou até estarem dourados.

--
veja também para Actifry:
Granola fácil, em duas versões, doce e salgada