25.11.16
Caril de abóbora e camarão (ou como salvar o mundo)
Aproxima-se a passos largos o final do ano, já faz frio e a febre do Natal veio para ficar. Custa-me entrar no onda, aceitar que o tempo passou depressa demais nestes últimos meses e que tenho de vestir duas camisolas. Como todas as decisões avassaladores que não são nossas, conformo-me. Volto à música em busca de ânimo, à comida que me dá protecção e às palavras que me consolam. Diz a poeta Matilde Campilho que a "poesia não salva o mundo, mas salva um minuto". E eu fico a pensar que se salvar um minuto de cada vez que uma colherada me faz sorrir, vou no caminho certo.
Este é o caril da estação. Da alquimia da mistura de especiarias ao borbulhar sereno do leite de coco, tudo parece fazer mais sentido. Depois de uma tigela desta poção o mundo fica imediatamente um lugar melhor. Nem que seja por um minuto.
Caril de abóbora e camarão
serve 2-3
1 cebola pequena, picada finamente
1 molhinho de coentros, pés picados e as folhas reservadas
1 colher (sopa) azeite
1 cm de gengibre fresco, ralado
1 dente de alho, picado finamente
1/2 malagueta pequena, sem sementes, picada finamente
2 tomates, picados (ou duas colheres de sopa de polpa de tomate)
200 g camarão descascados
200 g abóbora, em cubos
1/2 colher (chá) cominhos moídos
1/4 colher (chá) açafrão das índias
1/2 colher (chá) sementes de coentros moídas
1/4 colher (chá) canela moída
200 ml leite de coco
1 colher (chá) sal
coco ralado e coentros frescos, para servir
Aqueça o azeite num tacho de fundo grosso, adicione a cebola, os pés dos coentros, o alho e o gengibre e deixe cozinhar 3-4 minutos. Junte as especiarias e o tomate e mexa para envolver, cozinhando 2-3 minutos. Acrescente o leite de coco e a abóbora, tempere com sal, tape e coza 7-8 (até a abóbora ficar tenra). Finalmente, deite os camarões e deixe ferver 1 minuto. Rectifique o sal e sirva com arroz basmati, coco ralado e coentros frescos.