12.3.18
{ Terras de Oiro } Um azeite especial encontra o traço de Manuel Cargaleiro
É em Vila Velha de Rodão que os rios se encontram e a terra se faz de serra até chegar às casas. Pelo meio um olival orgulhoso, construído na paisagem sinuosa onde os cursos de água determinam caminhos e passagens, desenhando o território que tem no azeite um dos seus produtos-estrela. As Terras de Oiro são assim ponto de partida e de chegada de um percurso feito ao longo de séculos, inscrito no ADN de todos os seus habitantes, dando nome à promoção da região.
Neste cenário, a azeitona e os processos pelos quais o oiro líquido se forma são parte da vida de todos os dias e da história da vila. A Rodoliv - Cooperativa de azeite de Rodão desafia o paladar de quem tem no azeite um ingrediente incontornável e, por que os olhos também comem, alia-se ao mestre Manuel Cargaleiro para uma edição especial onde o rótulo também deve ser apreciado. Saber mais sobre o azeite, a sua proveniência e as suas estórias é um desafio a que a embalagem não é alheia e é deixado em forma de convite para ir até à Beira Baixa
No almoço de apresentação os azeites de Rodão encontraram a cozinha da chef Justa Nobre e o seu amor pela gastronomia portuguesa. Escolher o azeite que nos fala ao coração é assumir que num dado momento estamos mais virados para o suave e noutro nos entregamos ao picante. Na prova informal decidimos naquele dia de sol que as notas mais intensas preenchiam melhor as nossas aspirações. Chamados a recomendar à mesa do lado o "melhor" dos azeites lá entregámos o "3", com a indicação de que o nosso favorito tinha personalidade forte e final prolongado. Entre as favinhas com morcela, a salada de pimentos assados e o feijão-frade com ovo cozido a escolha do azeite parecia menos perceptível mas chegada a sopa de castanha com presunto crocante é o azeite mais picante que sobressai e contrapõe o doce das castanhas. Apesar de ser um ingrediente presente na cozinha nacional, é preciso explorar as muitas nuances de um produto fascinante, desde a produção da azeitona e a sua variedade ao processo de extracção, o azeite encerra quase tantos mistérios como desconhecimento que deles temos.
Tal como no campo da arte, a interpretação fica do lado de quem aprecia a obra. O convite ao mestre Cargaleiro para desenhar o rótulo da edição especial de 500 garrafas é fruto de uma parceria entre o artista plástico e a autarquia na promoção da região e das suas Terras de Oiro.