31.12.18

Cocktail de camarão e feliz Ano Novo!

Cocktail de Camarão

Dos pratos que escrevem a sua história em mesas de outros países, há aqueles que não se contentam apenas por um ou dois e gostam de ter versões de um e outro lado do Atlântico. É o caso do cocktail de camarão, um clássico retro que nos leva de novo aos anos 80 do século passado e tem os seus antecedentes espalhados desde o porto de Boston Nos Estados Unidos da América até aos Pubs britânicos.

Por cá, cocktail de camarão faz parte do imaginário dos pais e dos avós e é, injustamente, descartada da mesa das gerações mais novas. Por ser sempre deslumbrante, é uma opção a considerar para jantares de festa e não podia ser mais simples e fácil de confeccionar.

Cocktail de Camarão

Para além da boa qualidade dos ingredientes utilizados, o molho é, talvez, o único segredo da receita. A salada crocante funciona como suporte para o camarão, tudo ligado pela cremosidade do molho. Chamado Marie Rose graças à sua cor bonita entre o rosa e o salmão, o molho que envolve o camarão confere-lhe sabor e textura e pode ter um rácio maior ou menor de maionese/ketchup.

Servido em taças bonitas de vidro, esta salada vestida de festa faz-se à mesa de celebrações e datas especiais. É a escolhida para dizer adeus ao ano velho e receber o ano novo de braços abertos, barriga feliz e coração cheio.

Bom Ano Novo!

Cocktail de Camarão
Cocktail de Camarão



Cocktail de camarão

serve 4, como entrada

16 camarões grandes cozidos (usei camarão Unima de Madagáscar, disponível na Makro)
4 folhas de alface (em juliana)
8 tomates cereja, em quartos
1 abacate, em cubos
algumas folhas de coentros

para o molho 'Marie Rose':
4 colheres (sopa) maionese
2 colheres (sopa) ketchup
1 colher (chá) molho inglês (Worcestershire)
1 colher (chá) sumo de limão
algumas gotas de Tabasco (opcional)
flor de sal e pimenta preta moída na altura

folhinhas de hortelã, para decorar
1 limão, em quartos, para servir
torradas com manteiga, em palitos longos

Descasque os camarões, mantendo a cabeça e a cauda em metade deles. Misture a alface, o tomate, os coentros e o abacate numa saladeira. Tempere com flor de sal. Prepare as taças para servir e disponha cada uma sobre um prato. Coloque um quarto de limão em cada um.

Para o molho misture todos os ingredientes numa tigela e rectifique o tempero, se necessário.

Distribua a salada pelas taças. Coloque dois camarões descascados sobre a salada e 1 colher de sopa de molho. Junte algumas folhinhas de hortelã e um camião com cabeça. Disponha o outro no prato, juntamente com uma torrada. Sirva de imediato, com o molho restante numa tacinha.

Cocktail de Camarão