17.1.19

Sopa de lentilhas e tomate assado

Sopa de Lentilhas e tomate assado

Começa-se de novo quando o calendário vira e um ano pronto a estrear nos chega às mãos. O que fazer dele (e com ele) é a questão que se coloca a cada Janeiro que se inicia. As minhas resoluções são parcas em detalhe e começam sempre no eterno retorno de um prato de sopa. Não há melhor conselheiro ou maior aliado quando procuramos organizar as ideias que o processo mágico de transformar simples vegetais em combustível para corpo e alma.

Entre panelas fumegantes e o forno ligado, as tardes de Inverno tornam-se mais positivas. A escolha recai nas lentilhas e a inspiração para a sopa que há-de ser refeição vem de uma das minhas autoras preferidas. Tem tudo o que se espera de um prato principal, completo e saciante, e a simplicidade de uma sopa, que se come de tigela na mão. Que 2019 vos permita conforto e plenitude em cada gesto!

Sopa de Lentilhas e tomate assado



Sopa de lentilhas e tomate assado
Adaptado a partir de uma receita de Diana Henry, A change of appetite

serve 4

8 tomates, cortados ao meio
2 colheres (sopa) azeite
1 colher (chá) Harissa
sal e pimenta preta

1 colher (chá) açúcar (opcional)
1 cebola média, picada
1 colher (sopa) azeite
100 g lentilhas castanhas
3 dentes de alho, picadinhos
1 colher (chá) sementes de cominhos
1/2 colher (chá) sementes de coentros moídas
1/2 colher (chá) açafrão das índias
900 ml caldo de vegetais (ou água)
1 cm gengibre fresco, descascado e picado
2 colheres (sopa) coentros (pés e folhas)
flor de sal e pimenta preta moída na altura
1 colher (sopa) sumo de limão
coentros picados, para servir
iogurte grego, para servir
sementes de sésamo preto, para servir (opcional)

Pré-aqueça o forno a 190ºC. Numa tigela pequena misture a harissa com o azeite e o sal e a pimenta preta moída. Disponha os tomates num tabuleiro de forno com a parte cortada para baixo. Verta metade da mistura e vire repetindo a operação. Polvilhe com o açúcar. Leve ao forno por 30-35 minutos até estarem assados e caramelizados. Escolha as 4 metades mais bonitas e reserve para servir.

Demolhe as lentilhas em água (45 minutos). Coloque o azeite numa panela e junte a cebola e as especiarias. Mexa 2-3 minutos e adicione o alho e o gengibre. Acrescente o caldo, os tomates e as lentilhas escorridas e tempere com sal. Deixe cozinhar durante 15-20 minutos ou até as lentilhas estarem cozidas e o tomate se ter desintegrado completamente. Reduza a puré com a varinha mágica. Junte os pés e folhas de coentros e volte a bater. Rectifique o sal e a pimenta preta. Sirva de imediato, com uma metade de tomate, coentros picados, iogurte e sementes de sésamo preto.