11.2.19
Bolo de nozes e marmelada
Como termina a refeição perfeita num fim-de-semana cinzento? Com um cálice de vinho do Porto na mão e uma fatia, generosa, de bolo no prato. Porque nem só de aparência se faz uma receita cinco estrelas, é preciso que o sabor esteja à altura das expectativas e a textura dê que fazer a quem mastiga. Depois é só juntar uns pózinhos de pirlimpimpim e acompanhar com uma colherada de natas batidas.
As memórias das taças e pratos de marmelada a secar fazem parte do cenário. Quando o tempo frio se vai prolongando é a essas reservas de doce que recorremos, mesmo quando o plano é fazer um bolo que sirva de sobremesa para o almoço.
Marmelada e nozes. A combinação é própria dos meses mais frios, com os ingredientes a oferecerem complementaridade um ao outro e a garantir satisfação a cada dentada. A receita é fácil e rápida de executar e tem a vantagem de não conter qualquer gordura. Por isso o bolo é fofo e leve e fica muito especial quando é servido com natas batidas, envolvidas delicadamente em marmelada.
Boa semana!
Bolo de nozes e marmelada
serve 8
4 ovos, separados
120 g marmelada + extra para o chantilly
60 g nozes picadas grosseiramente
100 g açúcar
80 g farinha de trigo T55
1 colher (chá) fermento em pó
açúcar em pó, para polvilhar
chantilly com marmelada, para servir
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Prepare uma forma de 20-22 cm de diâmetro (preferencialmente de fundo amovível) com papel vegetal, pincelada com manteiga e polvilhada com farinha.
Misture a marmelada com as nozes picadas até estas estarem distribuídas uniformemente. Bata as claras em castelo.
Bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura homogénea. Junte a marmelada e as nozes. Peneire a farinha e mexa. Finalmente envolva as claras cuidadosamente.
Deite a massa na forma e alise. Leve ao forno por 30-35 minutos até estar cozido.
Polvilhe com açúcar em pó quando estiver completamente frio e já no prato. Sirva com chantilly em que envolveu delicadamente um par de colheres de marmelada batida previamente.