25.11.19

Caminhos Cruzados, o Titular Dão Novo e o elogio do Outono

Caminhos Cruzados, Titular Dão Novo 2019

Com a chegada de Novembro, as celebrações fazem-se de castanhas, dióspiros, medronhos e vinho novo na adega Caminhos Cruzados. Estamos em Nelas, no coração do Dão, e aqui trabalha-se todos os dias com memórias construídas em torno dos vinhos que fazem a história da região e a trazem para um merecido lugar de destaque. Se esta foi a primeira região demarcada do país, os segredos e os encantos do Dão estão ainda por descobrir e há todo um mundo vínico para explorar.

Aqui os vinhos são tão especiais como a paisagem e as pessoas, aliando uma elegância serena à dinâmica da diversidade. Da paixão que dá corpo às palavras de Lígia Santos fica a certeza de que estes vinhos são a sua casa e explicar as razões que a levaram a regressar a Nelas para liderar este projecto de família deixa-lhe um brilho novo nos olhos. O convite para conhecer a adega e descobrir onde tudo acontece é aceite com energia por um grupo bem-disposto e curioso.

Caminhos Cruzados, Titular Dão Novo 2019
Caminhos Cruzados, Titular Dão Novo 2019

À medida que o caminho se faz pela adega de linhas direitas e naves cruzadas vão sendo mostrados os diferentes passos que as uvas seguem até à vinificação. Com a curiosidade sobre o primeiro vinho da vindima a crescer, queremos saber mais sobre as suas características. Feito à imagem do Beaujolais Nouveau, o Titular Dão Novo 2019 resulta de uma ideia do enólogo Manuel Vieira e é feito a partir da casta Jaen com o intuito de ser consumido de imediato e estar pronto para as castanhas e a celebração dos aromas e sabores do Outono.

Já de volta à loja, é tempo da prova do primeiro vinho da vindima e o ambiente de festa ajuda a descobrir o seu carácter versátil e descomplicado. O Titular Dão Novo 2019 é um vinho harmonioso, fácil de gostar e que convida à conversa: bem-vindo!

Caminhos Cruzados, Titular Dão Novo 2019
Caminhos Cruzados, Titular Dão Novo 2019



Caminhos Cruzados, Titular Dão Novo 2019
Caminhos Cruzados, Titular Dão Novo 2019

Mas outros vinhos encontram lugar no completo portfólio da Caminhos Cruzados. A sua concepção e desenvolvimento tem a participação do grupo de enólogos Carlos Magalhães, Carla Rodrigues e Manuel Vieira, cujo trabalho se traduz em resultados muito interessantes e diferentes como o Clandestino 2017. Este vinho apresenta uma complexidade que pede atenção ao pormenor e que começa logo com a garrafa, de vidro fosco e fechada com lacre branco. É como se a cada nova prova outras direcções se apresentem a quem o explora, fruto também do mistério em torno das castas que o compõem e que se sabem ser duas castas estrangeiras.

Também de especial interesse, o Caminhos Cruzados Passado Branco Reserva 2015, com os seus 31 meses em barrica, é tudo o que um branco não promete. Complexo, intenso e repleto de notas gulosas, o que este branco especial oferece nesta nova era para os vinhos brancos é a certeza que tudo pode ser experimentado. Para alegria de quem encontra sempre nos brancos novas razões para sorrir, como no caso deste Passado a que se augura um excelente futuro.

Caminhos Cruzados, Titular Dão Novo 2019
Caminhos Cruzados, Titular Dão Novo 2019

Os vinhos encontram a sua expressão máxima quando se encontram em diálogo com os sabores à mesa. Na apresentação do Titular Dão Novo 2019 o Rei dos Leitões trouxe o seu leitão mas também os rissois e as bonitas e deliciosas empadas do mesmo, que boa companhia fizeram, e o sushi foi, meticulosamente, preparado no local pelo restaurante Mikado. O desafio maior veio dos extraordinários queijos da Corriqueijo, cuja variedade e panóplia extensa de sabores deu que fazer aos vinhos em prova. E, porque uma festa não passa sem doce, houve ainda gula para o maravilhoso Morgado do Bussaco. Porque o dia cinzento nos levou para dentro da adega para junto da lareira, ficou promessa de regressarmos com céu azul para gozar das vistas e do impactante exterior do projecto arquitectónico da Caminhos Cruzados. Até breve!

Caminhos Cruzados, Titular Dão Novo 2019
Caminhos Cruzados, Titular Dão Novo 2019

--

Caminhos Cruzados
Adega Quinta da Teixuga
Rua de Carvalhal, nº 50, 3520-011 Algerás
Nelas, Portugal