11.11.19

Bolo de ameixa e framboesa (e 12 anos a cozinhar, fotografar e escrever)

Bolo de ameixa e framboesas

Os dedos das mãos já não chegam para os contar. 12. São doze. Número que se faz de tantos momentos mágicos que escolher é impossível e nem a vida com os seus imperativos os torna menos especiais mesmo se celebrados com enorme atraso. Este blog fez anos no início do mês e continua tão (im)perfeito como no primeiro dia. Se mudou, se todos mudámos, se já ninguém lê e menos cozinham, todos comem e muitos adoram comer. Por isso, enquanto houver vontade, enquanto a curiosidade nos levar, enquanto o final do dia nos encontrar com um sorriso e a certeza de ter valido a pena, havemos de continuar esta conversa.

De olhar no futuro e gula sem fim, espera-se que mais um ano traga festa e bolo, como deve acontecer em todos os aniversários. Com a proverbial chávena de chá, puxem uma cadeira, estão abertas as celebrações!

Bolo de ameixa e framboesas
Bolo de ameixa e framboesas

O bolo, que se faz de festa, não podia ser mais simples e rápido de fazer. E como é bonito e cheio de fruta, quase não conta como sobremesa. As últimas ameixas e uma mão cheia de framboesas esquecidas pintam a base feita de amêndoa e aromatizada com amaretto. Depois de cozido, polvilha-se com açúcar em pó e serve-se acompanhado por crème fraîche. É tudo o que se pode querer quando se completam 12 anos de momentos sempre felizes.

Que seja sempre assim por aqui. Obrigada!

Bolo de ameixa e framboesas
Bolo de ameixa e framboesas



Bolo de ameixa e framboesa

rende 8-10 quadrados

3 ovos inteiros
100 g manteiga sem sal
150 g açúcar amarelo
75 g farinha de trigo T55
100 g amêndoa com casca, ralada
1 colher (chá) fermento em pó
1 colher (sopa) licor amaretto (opcional)
uma mão cheia de framboesas
8 ameixas, cortadas ao meio, sem caroço
30 g amêndoa laminada
açúcar em pó e crème fraîche, para servir

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Prepare uma forma de 30x20 cm, pincelada com manteiga e forrada com papel vegetal.

Bata a manteiga com o açúcar até obter uma mistura homogénea. Introduza um ovo de cada vez e bata bem entre cada adição. Junte a amêndoa ralada e o licor (se usar). Peneire a farinha e o fermento e, sem bater, envolva na massa.

Deite a massa na forma e alise. Distribua as metade de ameixa (com a parte cortada para cima) sobre a massa e coloque as framboesas nos espaços. Polvilhe com a amêndoa laminada. Leve ao forno por 35-40 minutos ou até estar cozido.

Polvilhe com açúcar em pó (opcional) e sirva com crème fraîche.