4.11.19

{ Viajar no Prato } Há pizzas para todos no L'Origine

L'Origine, Lisboa

De volta às rotinas num Outono que se instala de mansinho,, não há melhor para alimentar a alma do que viajar no prato. O destino desta feita é a Itália, com o desejo de pizza a ganhar a dianteira. É no L'Órigine que, sem bagagem mas com toda a vontade, nos fazemos à aventura pela cozinha italiana na cidade de Lisboa.

O nosso guia para descobrir os segredos da massa e explorar os encantos dos sabores transalpinos é o chef Roberto Mezzapelle que a partir dos seus dotes de pizzaiolo nos leva até ao detalhe de cada combinação e partilha a emoção de pensar e executar cada prato da carta. Na companhia de um limontejo tónico ficamos à conversa sobre o encontro de Roberto com o chef Chakall do qual nasceu o L'Origine até a mesa nos chamar, por já ser hora de almoço.

L'Origine, Lisboa
L'Origine, Lisboa

Numa casa em que o forno é o coração do projecto, são os pães que iniciam a contenda trazendo à boleia os queijos italianos, as ervas aromáticas e os frutos secos num conjunto harmonioso e cheio de sabor que faz da Burrata com pesto de manjericão e pinhões um prato absolutamente a não perder. Já a foccacia clássica tem tudo o que se pede a um antipasti: é crocante, saborosa e abre ainda mais o apetite para o que aí vem.

Mas um restaurante italiano não se faz só de pizza e os carpaccios oferecem um início de refeição em que a discussão também passa pelos vinhos italianos que fazem parte da carta do L'Origine. As possíveis combinações com os ingredientes dos carpaccios fazem do salmão laminado, pimenta rosa e azeite de limão, do bacalhau laminado, creme balsâmico de morango, azeite de laranja e limão, sal e pimenta e do carne de boi, parmesão, azeite de limão e balsâmico de vinagre os escolhidos da mesa. Quanto à decisão sobre os vinhos e as pizzas a partilhar, não há consenso. Valha-nos estarmos de acordo quanto a quanto mais italiano melhor!

L'Origine, Lisboa
L'Origine, Lisboa



L'Origine, Lisboa
L'Origine, Lisboa
L'Origine, Lisboa

No capítulo dos vinhos, são os brancos sicilianos da carta que ficam com a responsabilidade de harmonizar com a degustação de pizzas. Entre o Donnafugata La Fuga 2018 e o Donnafugata Anthìlia 2018 fica um mundo inteiro de diferenças, que começam na(s) casta(s) e continuam no perfil de cada um: o primeiro é um Chardonnay com aromas tropicais, fresco e intenso, enquanto o segundo faz uso da casta autóctone Lucido (também denominada Catarratto) e oferece aromas muito frutados. Provamos à vez, na certeza que a harmonização com o prato contará ainda novas estórias.

As pizzas escolhidas começam nas propostas com massa tradicional (com fermentação por 24 - 48h), com aclamação geral para a Pizza Primavera in Sicilia (mozzarella, rúcula, presunto, tomate cherry e parmesão) é tudo o que se pode pedir como síntese dos sabores italianos. A Pizza due poli com massa preta de carvão vegetal rouba sempre o palco com a sua cor impactante os seus sabores frescos. Mas a predilecta é sem dúvida a Pizza L'Origine, com massa de 7 cereais e uma combinação de molho de tomate, mozzarella de búfalo, ricotta, tomate semi-seco, specj, rúcula e crema de pistache.

L'Origine, Lisboa
L'Origine, Lisboa

Chegamos às sobremesas sem muito espaço para a nota doce que encerra a refeição. Aceitamos provar a famosa pizza con Nutella e o prato que faz sempre as delícias dos amantes de café: o crema café é um eterno favorito.

Com os pingos de chuva a receber-nos de volta à rua virada para o rio, fica a noção que vale a pena sair dos circuitos mais centrais da capital e ir passar umas horas agradáveis à zona oriental. No L'Origine é quase (quase) como viajar até Itália!

L'Origine, Lisboa
L'Origine, Lisboa

--

L'Origine
Rua da Pimenta, 103
1990-254 Lisboa