30.12.19

Charutos de queijo, tomate seco e amêndoa torrada

Charutos de queijo, tomate seco e amêndoa

A correr para o seu fim, o ano embala-se em festas e celebrações, encontros e tradições. O vermelho, o dourado e o verde são as cores da época e os balanços vão sendo feitos, em jeito de despedida. Não tarda é tempo das resoluções de ano novo e ficam para trás as tristezas, as alegrias e os dias assim-assim que fizeram 2019. Com os olhos postos em 2020 e os desejos elencados de memória para a noite que aí vem, é preciso que o prato ajude ao exercício de fim e novo recomeço que se avizinha.

Porque a festa pede comidas bonitas, que possam ser apreciadas entre dois dedos de conversa com um copo na mão, rolinhos recheados acabados de sair do forno são excelente companhia.

Charutos de queijo, tomate seco e amêndoa

O recheio oferece o conforto do queijo quente, a textura das amêndoas torradas e a doçura do tomate seco. Com o vermelho e o dourado já garantidos, o verde vem da salsa e o crocante da massa. E estamos preparados para o ano novo.

Que 2020 venha repleto de luz e muitas alegrias!

Charutos de queijo, tomate seco e amêndoa



Charutos de queijo, tomate seco e amêndoa torrada

rende 12

120 g massa philo
6-8 metades de tomate seco
75 g amêndoas torradas
12 fatias de queijo (usei Castelões)
1 fatia de pão, aparada
1 colher (sopa) salsa picada
60 ml azeite, para pincelar
paprica fumada (opcional)
flor de sal

Pré-aquela o forno a 180ºC. Triture numa picadora, o tomate seco, a amêndoa, o pão e a salsa picada. Tempere com flor de sal. Corte as folhas de massa philo em 3 tiras e cada tira ao meio. Coloque uma fatia de queijo e uma colher de sopa de recheio numa das pontas, dobre cerca de 1 cm dos lados mais longos para dentro e, a partir do lado com recheio, vá enrolando e pincelando com azeite. Disponha os rolinhos num tabuleiro, polvilhe com paparica fumada (se usar) e leve ao forno 8 minutos.

Sirva com agrião e romã.