11.12.19

{ Ingrediente Secreto } Salada de Alcachofras de Jerusalém e Maçã

Salada de Alcachofras de Jerusalém e Maçã

Acelera-se a vida, um dia a seguir ao outro, até que se vê espreitar o final do ano. Dezembro chega sempre de surpresa e vai-se como se nunca fosse suficiente. Se há corrida que já se espera mas nunca se abrevia é a da azáfama das festas. Entre jantares, almoços, só um café ou apenas o abraço, sofre a rotina de todos os dias que se vê mudada ou esquecida até que o ano novo se apresente.

Do mercado que se faz de Inverno e de cores mais esbatidas, trazemos um saquinho de alcachofras de Jerusalém. Também lhe chamam topinambo, consoante a herança seja anglo-saxónicas ou francófona. São pequenas formas tubulares com protuberâncias que trazem sempre terra e que sabem a nozes.

Salada de Alcachofras de Jerusalém e Maçã
Salada de Alcachofras de Jerusalém e Maçã

A salada de hoje usa as alcachofras de Jerusalém em crú e combina com o doce da maçã e os sabores fortes das nozes. Os rebentos de rúcula são mais para agradar aos olhos que ao palato mas a sua presença oferece o ligeiro amargor que faltava. O mais difícil é não deixar o cérebro em roda livre quando a mandolina faz o seu papel e resistir ao impulso de roubar mais uma noz.

Servida ao almoço na companhia (boa) de uma tarte de cogumelos restaura a esperança que os dias do mês hão-de ser capazes de albergar todos os afazeres já planeados. Bom apetite!

Salada de Alcachofras de Jerusalém e Maçã



Salada de Alcachofras de Jerusalém e Maçã

serve 2

1 maçã Topaz, preferencialmente biológica
4-6 Alcachofras de Jerusalém, descascadas e colocadas em água com limão
6 metades de noz, partidas grosseiramente
1 colher (chá) óleo de noz
rebentos de rúcula (optional)
flor de sal

Use uma mandolina para cortar as alcachofras em tiras finas e a maçã, descaroçada e sem pé. Coloque numa taça e tempere com flor de sal. Antes de servir, deite o óleo de noz, em fio, e as nozes. Espalhe os rebentos de rúcula, se usar.

Sirva com uma tarte de cogumelos.