9.1.20

Sopa de feijão azuki e cogumelos

Sopa de feijão adzuki e cogumelos

É Janeiro, com todas as suas caretas e más vontades. Sou eu, do avesso com o Inverno e os dias cinzentos. Como em tantos inícios do calendário, faço sopa. Da espera por horas mais luminosas nasce uma paciência que não sabia minha e que nunca cessa se alimentada por infindáveis pratos de vegetais, leguminosas e outros fungos.

Da despensa sai o feijão azuki que a curiosidade quis que acabasse no cesto das compras. 12 horas em água e a ajuda preciosa da panela e os pequenos feijões fazem-se maiores, de cor vincada e textura presente, são ideias para saladas ou sopas com alma.

Sopa de feijão adzuki e cogumelos

A combinação de cogumelos com feijão e a adição de molho de soja, com o seu umami característico, conferem a esta sopa uma grande profundidade de sabor. A satisfação de ter nas mãos uma tigela de caldo povoado de vegetais e leguminosas de várias cores, tem nos cogumelos o ingrediente principal. Uma verdadeira cura para dias de menor energia!

Com o desafio de conhecer um feijão diferente, fica a possibilidade de substituir por outra variedade caso o azuki não esteja disponível. As lentilhas também são substituíveis por outras, desde que se ajuste os tempos de cozedura necessários. Só os cogumelos, frescos e secos, são inegociáveis. São servidos?

Sopa de feijão adzuki e cogumelos



Sopa de feijão azuki e cogumelos
Adaptado da receita de Soup Addict

serve 4

2 colheres (sopa) azeite
60 g feijão azuki, demolhado 12 horas
1 cebola média, picada
1 alho francês, picado grosseiramente
1 cenoura média, em cubinhos
2 dentes de alho, picadinhos
15 g cogumelos porcini secos
250 ml água a ferver
350 g cogumelos marron, fatiados
500 ml caldo de vegetais (ou água)
60 gramas lentilhas verdes
2 colheres (sopa) polpa de tomate
2 colheres (sopa) molho de soja
flor de sal e pimenta preta moída na altura
1 colher (sopa) sumo de limão
salsa picada, para servir

Coza o feijão pré-demolhado em água, por 25-30 minutos. Hidrate os cogumelos secos na água a ferver.

Coloque o azeite numa panela e adicione a cebola, alho-francês e cenoura à panela e cozinhe 3-4 minutos. Junte os cogumelos, mexa e deixe ferver até que os cogumelos libertem o líquido. Acrescente a polpa de tomate. Adicione o restante caldo de legumes e as lentilhas. Junte o caldo dos cogumelos secos, coado, e os cogumelos picados. Adicione o feijão escorrido. Deixe cozinhar durante 20 minutos ou até as lentilhas estarem cozidas. Finalize com o molho de soja e o sumo de limão. Tempere com flor de sal e pimenta preta moída na altura.

Sirva com salsa picada.