29.12.21

Pudim de Abóbora e Noz (e Feliz Ano Novo)

Pudim de Abóbora e Noz

Mesa posta e uma fileira de velas para guiar a despedida. Para trás um ano que parece ter durado uma eternidade e meia, sempre a suster a respiração. Na dureza de tantos momentos, um sorriso pelos desafios ultrapassados e pela sorte de poder levantar o copo e brindar à bem-aventurança de tantas horas felizes.

Adeus 2021. Despeço-me com um misto de esperança e receio contido. É que as promessas de leveza e dias luminosos têm-se esgotado nas palavras preferidas da estação e um Próspero Ano Novo é agora apenas um desejo. Mas é preciso acreditar e quando se quer muito, tarde ou cedo, lá se há-de chegar. 

Outono 2018Pudim de Abóbora e Noz

A expressão "sobremesa de colher" pouco faz para descrever este pudim. Na verdade corta-se à faca e pode (quase) comer-se com garfo. Não fosse o caramelo que escorre pelo prato e seria dispensável o utensílio que, dizem as regras do serviço de sala, deve sempre acompanhar o doce no final da refeição. Abóbora e noz para a combinação vencedora que acompanha a mudança de ano e se faz com facilidade e ingredientes da época. Dos desejos que se dizem baixinho e dos que ninguém se atreve a murmurar, fica a eterna vontade de um ano novo com gargalhadas, abraços e muitos (re)encontros. 

Feliz 2022!

Pudim de Abóbora e Noz
Pudim de abóbora e noz
Adaptado ligeiramente de uma receita de Carmelita Luz, Sabores do Baixo Alentejo

serve 6

500 g abóbora menina, cortada em cubos grandes
225 gr açúcar amarelo
4 ovos grandes
50 g manteiga, derretida
50 g nozes, reduzidas a farinha 
1 colher (sopa) amido de milho 
caramelo para a forma
2 colheres (sopa) nozes, picadas grosseiramente

Coza a abóbora ao vapor (8-10) minutos. Esmague com um garfo e escorra num pano limpo para retirar o máximo de água possível. Reserve. 
Forre a forma com o caramelo (num tacho alto coloque a mesma quantidade de água e açúcar, deixe ferver e quando atingir o ponto de caramelo - ou seja, quando atingir uma cor acastanhada — retire do lume). 

Numa tigela, misture a abóbora com os ovos e o açúcar  Bata até estar homogéneo e junte a manteiga derretida, o amido de milho e as nozes moídas. Mexa bem e deite numa forma de pudim (com tampa) preparada com caramelo. Leve ao forno a 180ºC, em banho-maria, 30-40 minutos. Desenforme quando estiver frio e polvilhe com as nozes picadas quando for servir.