5.7.22

Mousse de chocolate com Moscatel de Setúbal

Mousse de chocolate com Moscatel de Setúbal

A propósito de vinhos que nos fazem viajar pelo país, são perfeitos no copo e ainda se prestam a elevar receitas de sempre, adicionando mais um aroma e outra camada de sabor. Chocolate e Moscatel de Setúbal foram feitos para brilhar juntos numa mousse!

Sedosa e de sabor profundo, esta mousse é a homenagem perfeita ao doce único que a casta Moscatel de Setúbal traz a este aromático vinho generoso. A combinação ganhadora junta um chocolate rico em cacau, com notas de amargor, ao “sol em garrafa” que os tons dourados do vinho oferecem, com toda a sua doçura. A confecção da receita é simples e o resultado garante uma mousse leve e gulosa, terminada com amêndoa torrada crocante (para um contraste de texturas) ou fruta fresca (para sabores vibrantes). 

Boa degustação!

Esta receita foi publicada originalmente no Blog do Enólogo Continente.

Mousse de chocolate com Moscatel de Setúbal


serve 6


175 g chocolate negro ( mínimo 70% de cacau), partido

50 g açúcar branco

60 ml água

125 ml Moscatel de Setúbal

250 ml natas para bater


amêndoa laminada torrada ou fruta fresca, para servir (opcional)


Guarde as natas para bater e a tigela que irá usar no frigorífico (este passo irá facilitar o processo). Coloque uma tigela resistente ao calor sobre uma panela com água (sem que a tigela toque a água). Deixe ferver e baixe o lume até obter um leve borbulhar. Misture na tigela o chocolate, a água, o Moscatel de Setúbal e o açúcar. Mexa até começar a derreter o chocolate e dissolver o açúcar. Retire do lume, ponha a tigela dentro de um tabuleiro de água fria (com alguns cubos de gelo) e deixe arrefecer ligeiramente, mexendo sempre. Com uma batedeira eléctrica bata esta mistura até engrossar e ficar brilhante. Substitua a água do tabuleiro novamente e deixe ficar a tigela para se manter fria. Retire as natas do frio e bata até estas formarem castelos firmes (3 minutos). Envolva a mistura de chocolate nas natas com uma espátula e verta para taças individuais. 


Sirva com amêndoa laminada torrada ou fruta fresca.



Mousse de chocolate com Moscatel de Setúbal