26.8.22

Tarte de ricotta, limão e mirtilos (sem forno)

Tarte de ricotta, limão e mirtilos

Dos dias que fazem do Verão e das férias um tempo diferente, em que o relógio perde importância e os feitos do quotidiano se medem em horas de ócio e descanso. Porque toda a gente precisa de um Agosto sossegado, sem pressas e sem história. Basta apenas uma ou outra estória para guardar na memória quando o calendário nos trouxer de novo ao bulício de outros meses do ano.

Para quem não passa sem sobremesa mas não tem qualquer intenção de ligar o forno ou dispor de mais do que alguns minutos para a preparar, esta tarte é a resposta: rápida, fácil e muito saborosa. 

Tarte de ricotta, limão e mirtilos

Mirtilos como opção, pela cor e pelo sabor. Provada, e voltada a aprovar, a combinação de queijo e limão com mirtilos só fica mesmo completa com a presença do cacau e algumas bocas gulosas à volta da mesa. 

Bom final de Agosto e um adeus ás férias, celebrado de prato no colo, colher em punho e boa companhia. Até breve!

Tarte de ricotta, limão e mirtilos
Tarte de ricotta, limão e mirtilos

serve 6-8

100 g bolachas maria integral (preferencialmente sem gordura de palma)
100 g manteiga com sal 
40 g açúcar branco
1/2 colher (chá) canela
1 colher (sopa) cacau, peneirado

375 g queijo ricotta, escorrido
175 g queijo creme
120 g açúcar em pó
1 colher (sopa) raspa de limão
125 g mirtilos
1 colher (sopa) pepitas de cacau cru (opcional)

Para a base, numa picadora reduza a pó as bolachas partidas grosseiramente. Adicione o açúcar, a canela e o cacau e a manteiga derretida e mexa. Coloque numa tarteira (23 cm diâmetro)  e, com uma colher, distribua a mistura pela base. Leve ao frio 2 horas (ou de um dia para o outro). 

Escorra o queijo ricotta colocando-o sobre 2-3 folhas de papel de cozinha durante 15 minutos.

Coloque numa tigela o queijo creme, o queijo ricotta, o açúcar em pó e a raspa de limão. Mexa, sem bater demasiado, até obter uma mistura homogénea.

Disponha o recheio sobre a base e leve novamente ao frio por 2 horas. Para servir, distribua os mirtilos e polvilhe com as pepitas de cacau cru (se usar).