5.11.22

Bolo de banana, amendoim e chocolate, 15 anos de aventuras e um blog

Bolo de banana, amendoim e chocolate

Tinha o século (quase) acabado de nascer, há 15 anos o mundo era outro e a blogosfera dava os primeiros passos. Inconsequente, sem destino ou desígnio, feliz e contente, começava este blog em 2007. Centrado na geografia da mesa e dos afectos e orientado para o lado bom da vida, pouco mudou nas coordenadas deste gourmets amadores. Talvez o nosso gosto tenha ficado mais apurado mas a curiosidade mantém-se intacta. Continuamos a querer provar o mundo!

A festa de hoje é feita de aromas quentes e sabores de conforto, traz o Outono no coração e escreve-se em notas de outras latitudes numa combinação de banana, amendoim e chocolate. É servida na mesa da cozinha e celebra cada dia destes 15 anos como se fosse o primeiro. 

Obrigada por nos lerem!

flor de sabugueiro
Bolo de banana, amendoim e chocolate

Bolo de banana, amendoim e chocolate
Adaptado ligeiramente de uma receita de Sue Lawrence, On Baking

serve 8-10 fatias

2 ovos  
175 g açúcar amarelo
2 bananas grandes, esmagadas
250 g farinha de trigo T55, peneirada
1 colher (chá) fermento em pó
1 pitada de sal
85 g manteiga de amendoim
50 g chocolate negro, picado grosseiramente (ou pepitas de chocolate)
50 g amendoins, picados (opcional)

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Prepare uma forma de bolo inglês, forrada com papel vegetal no fundo.

Bata o açúcar, a manteiga de amendoim e os ovos até obter uma mistura homogénea. Introduza um ovo de cada vez e bata bem entre cada adição. Adicione as bananas esmagadas e misture. Peneire a farinha e o fermento, sem bater, envolva na massa. Junte o chocolate e os amendoins, se usar. 

Deite a massa na forma e leve ao forno por 45-50 minutos ou até o bolo estar cozido. Deixe arrefecer 10 minutos antes de retirar da forma. Sirva cortado em fatias.