Diz-se que a perfeição é entediante. Cansa de tamanha falta de pequenos erros e lacunas únicas, mínimas diferenças que são característica do que é alcançável. Mas a sua procura (a da perfeição) conduz muitas vezes a um exercício de busca por algo melhor e esse (o exercício) é quase sempre instrumental para aprender, mudar, progredir. Com vista ao que é perfeito, alcança-se não amiúde qualquer coisa de memorável.
Vem tão rebuscada reflexão a propósito de uma sopa de cenoura e coentros. Feita e comida no início de mais um Janeiro, é resultado da leitura assídua da rubrica de Felicity Cloake, "How to cook the perfect...", no jornal The Guardian. O pressuposto da autora passa por analisar diferentes versões de uma receita, de vários autores, para chegar à (mais) perfeita combinação de ingredientes, processos ou combinações de um prato.
Na vida, que se faz de imperfeições, há momentos de singela perfeição na forma de uma tigela de sopa de cenoura salpicada por um pisto de coentros e meia roda no moinho das pimentas.
Para a história fica a receita, fácil e nutritiva, que se fez luz em dia cinzento e almoço para comensais esfomeados. Como todas as receitas, esta sofreu alterações em função do gosto e da disponibilidade de um ou outro ingrediente: não havia limão e usou-se laranja, passou-se os croutons por falta de tempo e juntou-se pimenta, porque sim.
Ficou (quase) perfeita!
Sopa de cenoura e coentros
Adaptado de uma receita de Felicity Cloake, How to Cook the Perfect...
serve 6
3 colheres (sopa) azeite virgem extra
1 cebola média, picada grosseiramente
Sal e pimenta, moída na altura
2 dentes de alho, picados grosseiramente
1 colher (sopa) sementes de coentros moídas
800 g cenouras, em pedaços pequenos
650 - 750 ml caldo de legumes
para o pisto:
25 g coentros
40 ml azeite virgem extra frutado
sumo de laranja (opcional)
pimentas, moídas na altura, para servir
Coloque o azeite e a cebola num tacho e tempere com sal. Deixe cozinhar 2 minutos, junte o alho e as sementes de coentros moídas. Junte as cenouras e adicione pimenta gosto. Tape e deixe alourar em lume brando 15 minutos, mexendo ocasionalmente para não queimar. Cubra com o caldo de legumes e deixe ferver 20 minutos. Passe com a varinha mágica e rectifique o tempero.
Para o pisto, coloque os coentros com uma pitada de sal num almofariz e bata até obter uma pasta homogénea. Acrescente o azeite e mexa. Se usar, acrescente cerca de uma colher de sopa de sumo de laranja ou a gosto.
Sirva a sopa quente em tigelas e salpique com o pisto. Tempere com pimentas moídas na altura.