27.3.23

Descobrir Alenquer: entre vinhos e quintas há um Oeste imenso à espera

Descobrir Alenquer

Alenquer é Terra de Vinho e da Vinha e a paisagem marcada pela serra de um lado e pelo oceano do outro faz-se de recantos únicos, história e muitas estórias para contar. Integrado na região dos Vinhos de Lisboa, as suas características únicas fazem deste um território privilegiado para a cultura vitivinícola e gastronómica, com vinhos reconhecidos pela sua acidez e frescura.

Sai-se de Lisboa pela manhã para cumprir as quatro dezenas de quilómetros que Alenquer dista da capital. Em poucos minutos, muda a envolvente ambiental e o tempo desacelera. Entramos numa realidade que se torna mais propícia ao contacto com a natureza e à ligação ao espaço aberto pontuado por conventos, igrejas, quintas e adegas e onde a vinha é rainha. O nosso programa irá levar-nos a 3 enoturismos muito distintos: da dimensão secular da Quinta de D. Carlos, à diversidade de vinhos e experiências da Casa Santos Lima na Quinta da Boavista, para terminar na Quinta do Monte D'Oiro, lugar de inspiração e ligação ao território.  

Vamos descobrir o Oeste?

Descobrir Alenquer

Quinta de D. Carlos — vinhos Quinta de D. Carlos Tinto Cabernet Sauvignon e pátio de entrada


Descobrir Alenquer

Quinta de D. Carlos


Chega-se à quinta pelas sinuosas estradas que fazem do Oeste uma paisagem sem igual. A entrada para a casa fica encoberta pelas heras que acompanham a parede e que dão lugar a um túnel por onde se acede. Na Quinta de D. Carlos vive-se a história que os jardins, o pátio e as divisões da casa mantêm viva desde o século XVI e que povoam as paredes e os espaços onde Simão da Cunha, neto do navegador e embaixador Tristão da Cunha estabeleceu o Morgado dos Cunhas. Desde sempre na família e propriedade de D. Frederico da Cunha, Marques de Valada e Conde da Caparica, é a geração actual (a 13.ª) que dirige os destinos da quinta e do portfólio de vinhos feitos sobretudo a partir de castas tintas que constituem grande parte das quatro dezenas de hectares de vinha da quinta.

É na casta Cabernet Sauvignon que reside a principal aposta dos vinhos da Quinta de D. Carlos e que pode ser encontrada nos tintos topo de gama Marquês de Valada (em cima) e Quinta de D. Carlos, com um perfil similar ao recorte clássico de Bordéus e grande longevidade em garrafa. Já no branco Quinta D. Carlos Viognier e Arinto encontra-se plasmado o terroir da sub-região de Alenquer, muito aromático e especialmente frutado, caracterizado por vivacidade e frescura.

A visita à Quinta de D. Carlos é um convite a entrar na vida de uma casa senhorial repleta de história e vivenciar o quotidiano da família pela mão da filha do proprietário, Assunção da Cunha, com a prova de vinhos a permitir descobrir um enorme potencial nas propostas de tintos e uma agradável surpresa no único branco que constitui o portfólio. É ainda possível arrendar a casa na sua totalidade (22 suites) ou explorar a gastronomia local num almoço com a presença de um elemento da família (com reserva prévia).

__

Quinta de D. Carlos
Meca, 2580 - Alenquer
Disponível prova de vinhos, sob reserva

// 


Descobrir Alenquer

Casa Santos Lima


Na Quinta da Boavista está o coração da Casa Santos Lima, uma empresa familiar com grande vocação exportadora fundada por Joaquim Santos Lima em finais do século XIX. A tradição do vinho traduz-se numa cobertura do território nacional e um conhecimento alargado sobre diferentes terroirs

Luís Almada, administrador da Casa Santos Lima, coloca a ênfase na visão do produtor José Santos Lima Oliveira da Silva, bisneto do fundador, que tem procurado integrar tecnologia de ponta e uma perspectiva contemporânea no desenho e comercialização dos vinhos. Aliar inovação à tradição tem conduzido a Casa Santos Lima a uma posição de conhecimento e a deter espólio que se traduz em meia centena de castas nacionais e estrangeiras e em grande variedade de vinhos em 6 regiões em Portugal, dos Vinhos Verdes ao Algarve passando pelos Açores.

A visita faz-se ao longo de todo o processo de produção de um vinho, começando nas bonitas vinhas que se afastam na direção do monte em mais de 300 hectares e acompanham a estrada sinuosa que é marca recorrente na paisagem do Oeste. Depois há a viticultura e a enologia e os procedimentos que conduzem o vinho à garrafa e ao copo e que podem ser explorados no museu, na adega e na sempre inspiradora sala das barricas onde descansam e se constroem muitos dos vinhos da casa. Mas é na loja que a visita começa e lá podem ser escolhidas as provas, decididas as actividades e começado o passeio pela vinha.


Descobrir Alenquer

__

Casa Santos Lima
Quinta da Boavista, 
2580-081 Aldeia da Galega da Merceana
aberto Segunda—Sexta, 9:00 —18:00

//

Descobrir Alenquer
Descobrir Alenquer

Quinta do Monte D'Oiro

Quando chegamos o sol entra já na linha descendente e a luz rasante risca as vinhas com as suas sombras, o que traz ainda mais encanto à Quinta do Monte D'Oiro. É com este cenário de fundo que ouvimos Francisco Bento dos Santos a falar sobre como é único o terroir que se desenha entre a Serra de Montejunto e o Oceano Atlântico e como este é marcante para os seus vinhos. Construídos entre "o engenho e a arte", como diz José Bento dos Santos (proprietário da quinta e pai de Francisco), cada vinho expressa a sua identidade a partir das características de cada parcela, com o seu carácter próprio e perfil especial.

Para os amantes da casta, falar da Quinta do Monte D'Oiro é sinónimo de falar de Syrah e dos vinhos feitos a partir destas uvas, pensados na adega após a vindima individualizada de cada parcela, o que permite maximizar o momento em que as uvas são vindimadas e ao mesmo tempo projectar o vinho partindo de uma ideia específica. Das 10 parcelas diferentes de Syrah obtêm-se uvas diferentes entre si e que mostram a diversidade em função do solo, da quantidade de sol e, claro, das condições meteorológicas.  

Com certificação biológica no caso dos brancos e rosés, os vinhos da Quinta do Monte D'Oiro mostram o trabalho desenvolvido na adega pela enóloga Graça Gonçalves e podem ser provados na bonita sala preparada para tal, acompanhados de tábuas de queijos e enchidos locais, com a fruta da quinta e produtos pensados para proporcionar uma experiência que aproxime o visitante do espírito e alma do que aqui se faz. As provas devem ter reserva prévia e podem ser customizadas.

Descobrir Alenquer

Descobrir Alenquer

Descobrir Alenquer

__

Quinta do Monte D'Oiro
Freixial de Cima 
2580-404 Ventosa