3.4.23

Bolo invertido de limão e cardamomo

Bolo Invertido de limão e cardamomo

Dizem que é Primavera. Gritam que é para arrumar casacos e abrir janelas. A medo, pois não quero desilusões, lá vou deixando para trás mil camadas de roupa e outras tristezas. Abro em definitivo uma nova estação no calendário das emoções e preparo o espírito para os dias mais quentes e luminosos que hão-de vir.

Um dia chegará a hora de dizer adeus aos limões que têm enchido cestos e fruteiras pela casa. Mas hoje não é esse dia. Hoje celebra-se a abundância e inventa-se uma nova forma de usar os infindáveis citrinos que o limoeiro da mãe não cessa de nos dar. Porque os livros são sempre bons conselheiros, é do The Food Almanac (Vol. 1) que vem a inspiração para o bolo que alegra a mesa desta Páscoa cá em casa, a partir de uma receita da inspiradora Anna Jones.  

Bolo Invertido de limão e cardamomo
Bolo Invertido de limão e cardamomo

A combinação de limão e cardamomo está testada e é um par infalível. Sob a forma de bolo, com textura areada e cor de sol, não há melhor forma de gastar os limões que não param de chegar e aceitar que sim, é mesmo verdade: a Primavera veio para ficar.

Feliz Abril e boa Páscoa!

Bolo Invertido de limão e cardamomo

Bolo invertido de limão e cardamomo
Adaptado de uma receita de Anna Jones, The Food Almanac (March)

serve 12

5-6 limões pequenos
3 ovos biológicos
175 g açúcar amarelo
8 vagens de cardamomo, abertas e as sementes separadas
150 ml óleo de girassol
75 g farinha de aveia
75 g farinha de milho fina
75 g amêndoa ralada
1 colher (chá) extracto de baunilha
1 colher (chá) fermento em pó
pitada de flor de sal
manteiga para a base da forma

Prepare os limões para a base: corte finamente com uma mandolina fatias inteiras de 4-5 limões. Coloque 50 g do açúcar num tacho largo e deite 50 ml de água. Deixe ferver até o açúcar se dissolver completamente. Junte as fatias de limão e cozinhe 10-15 minutos em lume brando. Se necessário, acrescente um pouco mais de água. Retire as fatias de limão para um tabuleiro forrado com papel vegetal e reserve o xarope que sobrar.

Pré-aqueça o forno a 200º C. Unte uma forma com 24 cm de diâmetro ou um tabuleiro com 18 x 24 cm e disponha as fatias já arrefecidas até cobrir a base, deixando algum espaço entre as fatias para que a massa chegue ao fundo da forma. Reduza as sementes de cardamono a pó num almofariz.

Bata os ovos com o restante açúcar, até obter uma mistura que dobre de tamanho. Adicione lentamente o óleo, batendo até incorporar completamente. Junte a casca e sumo dos 2 limões restantes e misture. Acrescente o extracto de baunilha e as farinhas, o fermento e a flor de sal, envolvendo sem bater demasiado até obter uma massa homogénea. Verta sobre a base preparada, alise e leve ao forno 30-35 minutos ou até estar cozido. Deixe arrefecer 15 minutos antes de desenformar. Pincele o bolo com o xarope (se necessário volte a aquecer ligeiramente).

Sirva com iogurte ou crème fraîche.