21.8.23

Nascidos do solo e da altitude, eis os vinhos da Quinta do Cardo

Quinta do Cardo

Entre os rios Douro, Côa e Águeda, fica a Quinta do Cardo. Produtor com pergaminhos na viticultura biológica em Portugal, tem as suas vinhas protegidas pela serra e abençoadas por condições climatéricas que permitem desenhar vinhos de perfil invulgar no panorama nacional. Com um novo proprietário, o trabalho desenvolvido com o enólogo Jorge Rosa Santos reforça uma abordagem de intervenção mínima e a concretização do potencial reconhecido da propriedade, situada a 750 m de altitude no final do planalto beirão onde impera o granito.

Com 3 referências Cardo (branco, tinto e rosé), estes vinhos de 2022 chegam ao consumidor com novos rótulos e uma imagem cuidada e sóbria que reflete a história da quinta. No copo, o Cardo Branco 2022 mostra a casta Síria no seu esplendor de frescura enquanto que o Cardo Rosé 2022, com partes iguais de Tinta Roriz e Rufete, se apresenta gastronómico e a pedir companhia à mesa. Nos topos de gama, surgem o Grande Reserva Branco (com carácter e complexo) e ainda os mono-varietais Vinha do Lomedo e Vinha do Pombal.

Os vinhos da Quinta do Cardo, com as suas características únicas de vinhos de altitude, apresentam um terroir muito interessante que faz da Beira Interior uma região a conhecer. Na memória fica o Quinta do Cardo Grande Reserva Branco 2021 produzido a partir de uvas da casta Síria que são provenientes de parcelas com mais de 40 anos, com os seus aromas frutados e o seu sabor intenso. 

A provar!

Quinta do Cardo