12.7.23

Tarte de curd de manga e amendoim

 

Tarte de manga e amendoim

Os dias de sol pedem comida colorida e sabores divertidos para celebrar as férias que se aproximam (ou já chegaram). Quando as promessas de um Verão que dura para sempre estão em cima da mesa, cá em casa queremos pratos que não nos consumam tempo e energia. Mas queremos também ter celebrações à altura da estação mais feliz do ano.

Esta tarte traz consigo cores contrastantes, sabores frescos que evocam cenários tropicais combinados com aromas mais terrosos que nos levam de retorno ao bosque verdejante. A base faz uso da manteiga de amendoim e combina com um curd fácil de manga. Podem usar-se mangas frescas ou puré e com a gelatina no recheio o resultado é sempre garantido. Quanto à guarnição com amoras e hortelã, é necessária pelo visual mas também pela combinação de texturas.

Feliz Verão!

floresTarte de manga e amendoim
Tarte de manga e amendoim

serve 6-8

100 g bolachas digestivas
100 g manteiga de amendoim (textura fina, batida) 
30 g açúcar amarelo (sem grumos)

300 g puré de manga
120 g manteiga sem sal, fria em cubos
100 g açúcar em pó
2 ovos inteiros + 2 gemas
2 colheres (sopa) sumo de limão
3 colheres (chá) gelatina branca
125 g amoras cortadas ao meio, para guarnecer
folhinhas de hortelã

Para a base, numa picadora reduza a pó as bolachas partidas grosseiramente. Adicione o açúcar e a manteiga de amendoim e mexa. Coloque numa tarteira (23 cm diâmetro)  e, com uma colher, distribua a mistura pela base fazendo pressão para agregar. Leve ao frio pelo menos 2 horas. 

Coloque num tacho o puré de manga, os ovos e gemas, o sumo de limão e o açúcar e mexa com uma vara de arames. Leve a lume brando e continue a mexer até o açúcar dissolver. Vá introduzindo alguns cubos de cada vez enquanto mexe, até incorporar toda a manteiga. Cozinhe 2-3 minutos. Numa tigela pequena, hidrate a gelatina em 3 colheres de sopa de água fria. Incorpore no preparo anterior e mexa até obter uma mistura homogénea.

Disponha o recheio sobre a base e leve novamente ao frio por 4 horas (ou de um dia para o outro). Para servir, distribua as amoras e as folhinhas de hortelã pela parte exterior da base.