7.12.23

Segredos e surpresas no "secret room" do Hyatt Regency Lisboa

Viseversa [Secret Room]

Abre-se a porta que conduz à sala onde o jantar mistério terá lugar. A entrada é feita junto ao restaurante Viseversa, no Hyatt Regency Lisboa, e o espaço assume-se como um Secret Room onde será servido um menu desconhecido que encerra um convite para explorar novas combinações de sabores e aromas pela mão do chef Tiago Silva. Situado junto ao rio, o edifício (inaugurado há cerca de um ano) ocupa um espaço privilegiado com vista para a ponte e para a outra margem.

A noite escura e fria é interrompida pela nossa entrada na sala acolhedora onde o calor e a visão de pequenas chamas convidam a tirar o casaco e usufruir do ambiente decorado em tons escuros com apontamentos de dourado e uma iluminação intimista que acompanha todas as mesas.  

Para a experiência prometida, uma viagem por destinos secretos num menu surpresa pensado para levar os comensais até novos territórios gastronómicos. Prontos?



ZERO.
CORVINA E PONZU | BORREGO E TRIGO
Tartelette de algas com corvina maturada em ponzu e ogonori 
Taco de borrego com rabino e trigo sarraceno em folha de capuchinha

Viseversa [Secret Room]

Dois pequenos pratos em registo fingerfood que avançam para Oriente, numa panóplia de sabores asiáticos no caso da deliciosa Corvina e Ponzu e com a combinação de Borrego e Trigo numa espécie de tártaro a piscar o olho aos ingredientes do Médio Oriente. Uma forma divertida de começar a refeição, com eleição de favoritos repartida entre os elementos da mesa e uma harmonização bem conseguida com um vinho inglês Champagne Breaky Bottom, Cuvée David Pearson, um blend de Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier, cremoso e com boa acidez.


UM.
AIPO, CALÊNDULAS E CEBOLINHO
Raiz de aipo assada em miso, com vinagrete de calêndulas-das-boticas e cebolinho

VV3

Para entrada, uma combinação vegetariana capaz de deixar rendido qualquer não-vegetariano. Os aromas fumados do aipo e as camadas de sabor da pasta miso tornam muito curioso um prato aparentemente simples mas com muita história para contar. Harmonizado com o branco Soalheiro Ag.hora Alvarinho 2020, as notas aromáticas fumadas e intensas do prato casam com o perfil determinado e persistência gustativa do vinho num combinação muito equilibrada.


DOIS.
ROBALO, BIVALVES E BRÁSSICAS
Robalo com salada de bivalves, molho de brássica


Viseversa [Secret Room]

O prato de peixe tem no robalo o protagonista, que vem acompanhado por bivalves que reforçam a presença do mar e, de forma inusitada, por um molho de couve-roxa (normalmente mais associada às carnes) e um delicioso puré de couve-flor, num duo perfeito de brássicas. No copo, o gastronómico branco Fita Preta, Palpite Reserva (Arinto, Tamarez, Vinha de Mistrura) vem trazer profundidade e textura, com o seu carácter complexo e elegante a ressalvar as diferentes camadas de sabor da comida. Um belo vinho para um prato surpreendente!



TRÊS.
PRESA, PÃO E MÍSCAROS
Presa de porco ibérico com migas de míscaros e coentros

Viseversa [Secret Room]

Com a chegada da carne, vêm os sabores alentejanas do porco, do pão e das ervas aromáticas, num prato que é uma ode ao tempo frio com as migas de míscaros a deixarem os comensais rendidos ao prato. Para acompanhar um tinto com personalidade, o LV Reserva – Lobo de Vasconcellos Tinto 2019 (Syrah, Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional, Alicante Bouschet) cuja presença se traduz em taninos muito elegantes e uma persistência na boca que os sabores do prato pedem.


QUATRO.
CASTANHA, BAUNILHA E ERVA DOCE
Cremoso de castanha, gelado de baunilha e crocante de erva doce

Viseversa [Secret Room]

Trazendo de novo os ingredientes da estação, a sobremesa celebra a castanha em diferentes texturas, a baunilha e os sabores anisados da erva doce numa combinação delicada em tons de beige e castanhos que ganha nova vida quando é degustada com o vinho do Porto Kopke LBV 2018. Sendo um vinho com vivacidade e frescura, características dos Late Bottled Vintage, aporta ao prato uma nova dimensão mais lúdica.

Para terminar o jantar, um café e um bombom de chocolate e avelã que vem na companhia de uma Aguardente Vínica Adamus capaz de aquecer (mais) o ambiente e fechar uma refeição com mistério e boa companhia, no prato e no copo.

Viseversa [Secret Room]

Hyatt Regency Lisboa
Rua da Junqueira, 65
1300-343 Lisboa, Portugal