12.2.24

Do oceano até à mesa do Guelra

Restaurante Guelra, Lisboa

Com o rio e o oceano ali à vista, abre-se em Belém a porta do Guelra, com um convite para uma viagem única em torno do peixe e do marisco. Ocean to Table é o mote que traz o oceano à mesa deste restaurante que pertence ao universo do Frade, ali a apenas alguns passos de distância. O projecto dos irmãos Sérgio e Pedro Frade integra uma nova perspectiva no prato, desta feita com o oceano no centro das atenções, e o já tradicional cuidado na escolha dos vinhos, com os aclamados vinhos de talha de produção familiar (sob supervisão do pai Alexandre Frade), para além de um conjunto de vinhos franceses da Borgonha (Branco e Tinto) e da Provença (Rosé), com a chancela Bethleem. 

O espaço é convidativo, distribuído em dois andares, com um balcão à entrada e uma esplanada lateral, a convidar a aproveitar a Primavera que aí vem. Com o produto nacional do dia a marcar a oferta dos pratos principais da carta, entre 3 opções com preços diferentes sustentadas no que o mercado entrega em cada jornada, o chef Manuel Barreto desenha propostas ancoradas na sazonalidade e construídas a partir de sabores nacionais e do mundo.

Restaurante Guelra, Lisboa

Restaurante Guelra, Lisboa

Para dar início à refeição, nada como degustar com tempo o couvert e provar o brioche japonês, o pão de fermentação lenta e as deliciosas tostas que compõem o cesto, que chega juntamente com o azeite e o patê de sardinha com kimchi caseiro. A oferta de vinhos do Guelra representa uma curadoria cuidada onde a presença de vinhos da Borgonha nos é dada a conhecer com o Bethelem Branco, uma parceria entre O Frade & Arnaud Boué. A companhia do Bacalhau3, uma combinação de brandade, sames e linguas, é muito bem-vinda mas o palco é da bonita e saborosa Tostada de camarão, uma tortilha crocante com molho romesco e molho ponzu (em cima, imagem inicial).

Seguimos com o Tártaro de atum, com a frescura bem presente do wasabi, aipo, maçã e alho negro a combinar com diferentes texturas. Com as explicações de Manuel Barreto sobre as escolhas que em cada dia são feitas para utilizar a totalidade do peixe que chega, numa abordagem da barbatana-à-guelra, são introduzidas as deliciosas "nadadeiras" grelhadas de Alfonsim (um peixe dos Açores), utilizando uma parte menos conhecida do peixe e muitas vezes desaproveitada. As mesmas "nadadeiras" chegariam sob a forma de fish wings, a conquistar muitos corações (e barrigas).

Restaurante Guelra, Lisboa

Restaurante Guelra, Lisboa
Restaurante Guelra, Lisboa

Acompanhadas pelo Guelra Branco, feito a partir das castas Antão Vaz, Arinto, Larião, Manteúdo, Perrum e Síria, as fish wings (que no dia eram de Boca Negra) vêm acompanhadas de molho tártaro. Com contrastes de texturas e temperaturas, com crosta crocante e carne macia, o quente do peixe e frio do molho, este é um petisco sem igual, que pode ser servido ao balcão com uma cerveja Malquerida ou comido à mesa, à boleia de um branco de talha.

Restaurante Guelra, Lisboa

Restaurante Guelra, Lisboa

No domínio dos pratos principais, uma Moqueca de Alfonsim e Gamba da Costa de comer e chorar por mais e uma Lula grelhada, servida com milhos e molho de bisque e enchidos, também plena de sabor. É de referir também o cuidado de apresentação e empratamento, que faz de cada chegada à mesa uma experiência.
 
Para quem gosta de petiscos, ou para "picar" juntamente com uma cerveja, a Moreia Frita é uma opção gulosa e muito bem feita. E como tantas vezes terminam as refeições em restaurantes dedicados ao peixe, uma sanduíche Maguro Sando com atum rabilho panado com salada coleslaw de couve roxa, pickle de chalota e maionese de sriracha. Cheio de sabor e com todos os elementos a casar perfeitamente, é um prato obrigatório na ida ao Guelra!

Restaurante Guelra, Lisboa

Restaurante Guelra, Lisboa

E porque um almoço assim deve finalizar-se em tons doces, as sobremesas surgem em forma de trio. Um Creme de Arroz Doce, com telha de arroz e raspa de limão, a (já) famosa Tarte de Queijo do Guelra e a Pérola do mar, composta por gelado de ameixa, ameixa assada, crumble e chocolate. Uma oferta diferenciada, para todos os palatos, com os mais gulosos a terem muito por onde escolher.

Senhor de um conceito Ocean to Table e marcado pela qualidade do produto e apuro das técnicas, O Guelra é um restaurante a que apetece voltar muitas vezes. A não perder!

Restaurante Guelra, Lisboa

Restaurante Guelra, Lisboa

Restaurante Guelra, Lisboa

Guelra
Rua de Belém, 35 
Lisboa
+351 939 002 081