18.11.24

Um encontro perfeito entre gastronomia e cultura de bar no Rossio Gastrobar

Rossio Gastrobar 

Combinação feliz entre o ambiente de bar e uma experiência de fine dining, é assim o Rossio Gastrobar. Situado no topo do edifício do Altis Avenida Hotel e com uma vista panorâmica desde a praça dos Restauradores até ao Castelo, passando pelo Rossio que lhe dá nome, este é um espaço de vivências descontraídas, pensadas criteriosamente para proporcionar a mesa como lugar de conversa e interação social. Não é por isso de estranhar que a bartender Flavi Andrade e o chef João Correia sejam anfitriões muito presentes, sempre com uma palavra sobre o copo ou o prato e uma paixão na voz que é contagiante.   

Não fosse a vista tirar primazia aos reais protagonistas, no dia em que fomos ao Rossio Gastrobar chuvia e o céu cinzento não estava para conversas no terraço. Alterei ainda há pouco o que tinha planeado para o vosso almoço, diz-nos o chef João Correia à chegada. Para além dos pratos que compõem o menu, há sempre um "fora da carta" que corresponde a deixar nas mãos do chef as escolhas em função dos produtos frescos do dia e, no nosso caso, da meteorologia. Havíamos de agradecer a mudança de planos. Sem sabermos, precisávamos de pratos de conforto e cocktails que irradiassem energia positiva. E foi isso que tivemos.

Rossio Gastrobar

Para as boas-vindas, orientados pelo talento de Flavi Andrade, ficamos a conhecer o Beija-flor. Um bonito cocktail incolor coroado por um amor-perfeito, com leite cremoso (clarificado) e aromas de laranja, líchias e rum. Se o sol lá fora era inexistente, cá dentro brilha uma luz sem fim. 

Da carta, que muda com as estações, e com o intuito de partilhar, chamuça de sapateira e maionese de coentros, mini-tartelette de gamba da costa e croquetes de vitelão, maionese de alho assado e mostarda servidos em peças de madeira de autor. Múltiplas cores, texturas e aromas para despertar os sentidos e construir um diálogo entre pratos, que se torna contagiante para os comensais. Mas a conversa estava apenas a começar...      

Rossio Gastrobar

Entre as alterações produzidas pelo chef João Correia, uma sopa. Para haver rigor, um caldo: dashi, barriga de atum e pepino. Denso e saboroso, a cobrir o palato e aquecer a alma e feito a pensar na construção de (mais) um momento de conforto, em forma de convite para saborear em comunhão com a mesa.

Enquanto nos perdíamos, de colher em punho, no consolo de um dashi, eis que chega novamente Flavi com o sol num copo alto, encimado por um micro tomate. Este GS Fizz combina os aromas quentes de um Porto Tawny com a frescura de um cordial de hortelã da ribeira e o umami do tomate assado, tudo com textura e corpo proveniente do gaseificado. Uma pequena maravilha!

Do lado inverso do bar, vindo da cozinha, João Correia traz consigo o prato seguinte. Servido à mesa, este peixe da lota é acompanhado de um arroz guloso e terminado com pó de alface fumada para uma evocação do mar. Sem ter sido pensado como harmonização há uma complementaridade entre o prato e o cocktail de Flavi Andrade que faz perfeito sentido no contexto gastrobar.   

Rossio Gastrobar

Já sem fome mas cheios de curiosidade e alguma gula, há um coro de interjeições quando chegam à mesa as impecáveis batatas fritas que hão-de juntar-se ao rosbife servido com lascas de queijo e alcaparras. Epicentro de uma vida boémia que se faz de comida simples, resultado de uma interpretação de sabores reconhecíveis executados com atenção e rigor, aqui se revela a cultura enogastronómica no seu melhor.

Rossio Gastrobar

Antes do doce, a proposta de Flavi Andrade traduz-se numa ideia de degustação de queijos, na tradição francesa de um momento pré-sobremesa, em forma de cocktail (primeira imagem, em cima). Mas aqui o queijo Chèvre é português da Maçussa e o mel e as nozes piscam o olho à inspiração inicial. Forte, pleno, talvez o mais exigente dos 3. Como seria fora da refeição e com o palco só para si?

A caminho do final da nossa experiência, para a sobremesa há, direitinhos da carta, Goiaba, mascarpone e noz pecan, Chocolate, framboesa e pistáchio e o (imperdível) Sabayon de amêndoa e doce de ovo. A deixar saudades logo a partir da última colhereada, como Flavi e João. Obrigada pela viagem!

Rossio Gastrobar

—   

Rossio Gastrobar
Altis Avenida Hotel - 7.º piso
Rua 1º Dezembro, 118
1200-360 Lisbo