Como duas galáxias em universos diferentes, os mundos do vinho e da cerveja tendem a viver sem se encontrarem mas, quando chega o dia em que as ideias de um enólogo irrequieto do Dão encontram o saber fazer da primeira microcervejeira artesanal portuguesa, temos o melhor dos dois mundos. É assim a Cerveja de Encruzado by Carlos Lucas & Praxis, uma Grape Ale produzida em Coimbra e feita com o mosto desta nobre casta.
Da experiência e do espírito inovador de Carlos Lucas, aliado ao conhecimento e tradição da Praxis de Pedro Baptista, nasce uma cerveja de alta fermentação com base de trigo, cujo mosto é co-fermentado com 10% de mosto de Encruzado (vindimado a 16 de Setembro), como explica o mestre cervejeiro Márcio Ferreira. São 1000 garrafas produzidas na altura da vindima, apresentando notas cítricas e minerais e acidez média, com a intenção de proporcionar um momento de prazer a quem bebe e ir ao encontro de um público alargado.
O fascínio pela cultura da cerveja traduz-se, como no caso do vinho, pelas estórias que cada garrafa contém e pelas memórias que fomenta. Vamos à descoberta da tradição cervejeira de Coimbra e do seu encontro com o mundo do vinho?
Como aponta Diogo Lucas ao falar da Grape Ale de Encruzado, é como se a essência da uva na vinha encontrasse a natureza de cereais e água da cerveja para criar um conjunto de aromas e sabores partilhados pelos dois mundos. Com a harmonização da responsabilidade da equipa da Praxis, que para
além de fábrica e museu da cerveja de Coimbra é também restaurante e
cervejaria, explora-se o lado prazeiroso da experiência num ambiente que
é parte da cultura gastronómica portuguesa. E que melhor exemplo pode haver que a combinação de um (excelente) prego no pão com uma cerveja que é produzida com o que melhor se faz na região?
Na Praxis há todo um legado histórico, construído ao longo do tempo, que a prova permitiu conhecer nas diferentes variações de Água, Malte e Lúpulo. A primeira foi a Topázio, uma lager com notas florais e a elegância descontraída de uma cerveja com os pés assentes na tradição de Coimbra. Harmonizada com um ovo verde, uma receita tradicional portuguesa, evoca as memórias da petiscaria nacional. Em seguida, uma cerveja completamente diferente. A Ambar é uma cerveja de baixa fermentação, límpida, com aromas de melaço e caramelo, de boa estrutura e amargor equilibrado. Servida com queijo da Serra da Estrela 100% de leite de ovelha curado abre as portas para toda um nova palete de sabores, numa harmonização perfeita.
Vale a pena visitar Coimbra, conhecer a Praxis e explorar a Grape Ale de Encruzado de Carlos Lucas, a primeira do mundo!