21.5.08

Profiteroles com Creme de Maracujá

Passionfruit Cream Profiteroles

Não faço segredo da minha admiração pela Donna Hay, pelos livros, pela revista e sobretudo pelo conceito subjacente às receitas e ao cuidado colocado na produção. Também já mencionei o Hay, Hay it's Donna Day, um evento que celebra a comida da dita senhora e em que já participei de outras vezes. O que não vos disse foi que o meu clafoutis de bacon e figos foi escolhido de entre muitos ! Como quem ganha, escolhe o tema seguinte resolvi que era altura de me aventurar na massa de choux... Serenidade - a coisa não é difícil como parece. ;)

Choux é uma massa que é cozida duas vezes, feita de manteiga, ovos, farinha e água ou leite e usada para fazer profiteroles, croquembouches, eclairs, French crullers, beignets, e gougères.

Profiteroles com Creme de Maracujá
Adaptado de Donna Hay's magazine, Issue 35

1 chávena água (240 ml)
100 grs manteiga sem sal
¾ cup (112 ½ grs) farinha (acrescentei mais 2 colheres de sopa bem cheias)
5 ovos

1/3 chávena sumo limão (80 ml)
2 chávenas (450 grs) icing sugar

creme de maracujá
2 chávenas natas frescas, batidas (480 ml)
2/3 chávena polpa maracujá (150 ml)
1/3 cup (50 grs) icing sugar

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar a água e a manteiga num tacho em lume forte até ferver. Adicionar a farinha (peneirada) e mexer com uma colher de pau. Levar a lume fraco, mexendo sempre, até a mistura despegar dos lados do tacho. Retira-se do lume e coloca-se numa tigela. Bate-se com a batedeira eléctrica (com as varas para massa), adicionando gradualmente os ovos (um a um) até a massa estar homogénea. Deita-se a massa num saco de pasteleiro com um bico liso de 12mm e num tabuleiro com papel vegetal fazem-se bolas de 2 cm com bastante espaço entre si. Coze-se durante 15-20 minutos (os meus levaram mais de 20) ou até estarem inchados e dourados. Arrefecem sobre uma grelha metálica.

Para o creme de maracujá, misturar as natas batidas (com umas gotinhas de limão) en chantilly com a polpa de maracujá e o açucar. Reserva-se. Junta-se o sumo de limão com o açucar. Recheiam-se os profiteroles com o creme de maracujá e terminam-se com o icing de limão. Faz 45 (fiz maiores, deu 30).

****

A massa de choux é na verdade uma das mais fáceis de fazer de entre as massas francesas e muito versátil. Existem algumas dicas que podem facilitar o processo. Podem ser consultadas (em inglês) aqui ou colocadas por email à minha pessoa. ;) Os interessados podem, claro, participar no evento, as normas estão aqui.

Passionfruit Cream Profiteroles