23.10.08

A minha cerveja favorita

Barley Salad

Eu não sou grande fã de cerveja. Para dizer a verdade, passa-me completamente ao lado o amor de certas pessoas por semelhante bebida. Se não pela ocasional Guinness Stout, eu viveria feliz da vida se a cerveja não existisse... Acontece que recentemente descobri que ADORO cevada. Desde que experimentei pela primeira vez na Eslovénia e depois quando fiz minestrone, fiquei viciada neste simplíssimo cereal. Esta salada faz-se num piscar de olhos se a cevada já estiver cozida - o que pode ser feito em maiores quantidades e guardado no frigorífico - e a abóbora assada (regada com azeite e uma folha de louro) - o que também é mais fácil fazer em quantidade superior a uma chávena e com antecedência.

Salada de Cevada com Espinafres e Feta

Para 2

1 chávena cevada, cozida
1 chávena abóbora assada, aos pedaços
2 chávenas espinafres frescos
1 colher sopa azeite
pitada de noz moscada
1/2 chávena queijo feta, esfarelado
1 ovo cozido, aos quartos

Numa frigideira, aqueça o azeite sobre lume médio. Adicione os espinafres e aloure por 2-3 minutos ou até estarem macios. Tempere com a noz moscada ralada na altura e uma pitada de sal.

Molho

2 colheres sopa sumo limão
pitada de sal
pimenta preta, a gosto
3 colheres chá azeite extra virgem

Numa tigela de servir, misture o sumo de limão, salt e pimenta. Gradualmente, adicione o azeite, batendo até emulsionar. Adicione a cevada e os restantes ingredientes (excepto o ovo) e agite para misturar o molho. Acrescente os quartos de ovo cozido e pimenta extra se necessário. Sirva.

Barley Salad

10 comentários:

  1. Suzana querida, que linda ficou sua salada!! Você apresenta seus pratos lindamente... nunca comi cevada, mas vendo essa receita tão apetitosa, com essas fotos maravilhosas, fiquei morrendo de curiosidade!!! Vou tentar encontrar aqui na minha cidade!
    Beijos, linda!

    ResponderEliminar
  2. Será que é pleonástico, acompanhá-la por uma cervejinha gelada?

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Não partilho da tua opinião em relação à cerveja: gosto muito!
    Mas esta salada está com tudo para eu gostar muito também.

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. De cerveja não gosto muito também, não sou capaz de a beber... Uso-a nos cozinhados e mais nada.
    Cevada nunca comi, por incrível que pareça...
    Esta saladinha parece-me muito bem!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Apesar de tomar uma cervejinha vez ou outra no alto verao, sou muito mais a cevada na salada.
    Essa parece otima pra mim.

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Suzana querida, faz tanto, mas tanto tempo que nao faço nada com cevada. Voce instigou a cozinheira!;-)

    Ontem fiz um minestrone. Vou olhar sua receita. beijaOOO!

    ResponderEliminar
  7. Suzana, partilho da tua opinião: não me incomodaria nada se a cerveja desaparecesse. Não gosto mesmo nada.
    Já a cevada... Ando a descobri-la. Esses cereais menos usados por nós têm tanto potencial e podem tornar a nossa mesa tão mais rica, variada e interessante que é uma pena não se usar. Ainda bem que há cozinheiras talentosas vomo tu que ajudam a dar um empurrãozinho!

    Beijoca *
    Mariana

    ResponderEliminar
  8. Boa noite, adoro vir cá visitá-la e descobrir o que aqui apresenta! Hoje faz jus a uma das minhas bebidas preferidas - a cevada. Lembro-me perfeitamente de a beber com leite pela manhã, nas minhas férias de verão, na Régua em casa dos meus primos. Ainda hoje, qdo bebo cevada (porque tenho sempre em casa, por ex. tenho um copo dela, já feita no frigo), me lembro desse tempo em que a 'São' a fazia fresquinha pela manhã. Toda a casa cheirava deliciosamente! Adorei a receita.

    ResponderEliminar
  9. Olá, adorei o seu blog, as receitas, as fotos.... Adicionei ao meu, espero que não se importe.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Estou apaixonada por esta receita. vou faze-la para o meu almoco. so terei que fazer uma substituição - usarei quinoa ao invés da cevada pois nao tenho cevada em casa. Ja estou com fome. um abraço.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!