7.10.09

Tomate aos molhos...

Tomato Sauce

E em molho! São os primeiros dias de chuva de um Outono que tardava em chegar. Ainda tenho a fartura de frutos e vegetais que caracteriza os dias mais risonhos a povoar os cestos e as prateleiras, e os projectos de compotas e chutneys em pleno working process... Há qualquer coisa de previsível na minha cozinha, que fluí com o ritmo das estações e dos ingredientes. Nada de estranhar que há um ano atrás, quase neste exacto dia, a receita publicada aqui fosse dedicada aos tomates. Para não variar e porque em breve não haverá mais tomates crescidos em dias solarengos, nada como armazenar em molho para o Inverno uma ou outra pitada de Verão.

Molho de tomate com vinho tinto
Adaptado de Donna Hay, Cozinha Rápida - para saborear devagar

1,5 Kg tomates maduros (6-8 grandes)
1 colher sopa azeite
1 dente alho, picado finamente
2 cebolas, picadas
125 ml (1/2 chávena) vinho tinto
2 colheres sopa oregãos e manjericão
sal e pimenta preta moída na altura

Para pelar o tomate mergulhe cada um durante alguns segundos em água a ferver. Escorra e retire a pele. Pique o tomate grosseiramente para uma tigela, reservando também o líquido que possa escorrer.

Num tacho largo, aqueça o azeite com o alho e junte as cebolas. Deixe alourar até a cebola estar macia (2-3 minutos). Junte o tomate, o vinho e as ervas aromáticas. Deixe ferver por 20 minutos ou até o molho ter engrossado e apurado. Tempere com sal e pimenta.

Coloque ainda quente em frascos esterilizados, feche e deixe arrefecer invertidos (para criar vácuo). Guarde no frigorífico ou congele em doses individuais.

4 comentários:

  1. Que bem que deve saber uma massa com esse molho, deve de ser uma delicia...

    ResponderEliminar
  2. Ai, adorei teu blog !!
    Vou andar sempre por aqui. Adoro me aventurar nas panelas, mas sou principiante !!
    Amei !!

    ResponderEliminar
  3. um belo molho de tomate que seda a tantas preparações e sempre muito bom.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ontem passei no bolhão e ainda havia tomates coração de boi, grandes, maduros, suculentos. Não trouxe nenhum porque já estava carregada, mas fiquei com eles no pensamento. E agora queria estar como tu, de volta dos tachos a preparar molho de tomate para o resto do ano...

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!