1.10.10

Beringelas recheadas ou o adeus ao tempo quente

beringelas recheadas // stuffed aubergines

As mudanças das estações são cada vez menos subtis. Ora é Verão e está um calor infernal, ora chega o Inverno e não há pantufas que nos valham. Entre uma coisa e outra, chegam uns dias de sol, já com temperaturas mais baixas, que convidam a aproveitar o que ainda resta da época estival. As bancas do mercado começam também a mudar de feição, com as abóboras, as pêras e os marmelos a fazerem a sua aparição. Por qualquer razão ainda não me apetece levá-los. Ainda agora o Verão se despede. Ao estilo formiguinha, arrebato os últimos figos, umas curgetes pequeninas e três ou quatro beringelas. Sinto-me feliz por poder despedir-me do sabor das beringelas e das suas cores reluzentes. Temos passado os últimos meses a comê-las recheadas, quase sempre vegetarianas outras vezes com um resto de carne picada ou na companhia de mozzarella. Gosto delas pequenas, bojudas ou compridas, brancas e roxas. Aos pares.


beringelas e flores roxas
beringelas recheadas // stuffed aubergines

Beringelas recheadas com queijo creme

Serve 2 como entrada, generosamente

2 beringelas, pequenas, cortadas ao meio longitudinalmente
1 colher azeite
orégãos secos
sal e pimenta

para o recheio:
75g queijo creme (tipo Philadelphia)
4 folhas manjericão, cortadas finamente em juliana
4 colheres sopa molho de tomate

para o topping:
4 colheres sopa tostas em migalhas grossas
1 colher sopa azeite
orégãos secos

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque as metades de beringela num prato de ir ao forno com a parte cortada para cima. Dê uns golpes na diagonal, regue com o azeite e polvilhe com os orégãos secos. Tempere com sal grosso. Leve ao forno 15-20 minutos ou até as beringelas começarem a "murchar".

Deite o queijo creme numa tigela e misture com o manjericão. Tempere com sal e pimenta. Noutra tigela misture as migalhas com o azeite e os orégãos. Reserve. Retire as beringelas do forno. Coloque 1 colher de sopa de molho de tomate em cada uma. Em seguida deite 1-2 colheres de queijo creme e polvilhe com o topping. Leve de novo ao forno por mais 10-15 minutos ou até estarem bem douradas.

Outros vegetais recheados:

Stuffed Red Peppers with Wild Rice, Broccoli and Feta Courgette Flowers // Flores recheadas

10 comentários:

  1. Olá,

    criei um blog para ajudar os bloggers a conquistarem mais visitantes, visita http://helpblogwservir.blogspot.com/2010/10/como-aumentar-as-visitas-do-seu-blog.html e descobre como aumentar as tuas visitas.

    Já agora procuro parceiros para o blog http://entradas-receitas.blogspot.com


    Obrigado,

    Octávio

    ResponderEliminar
  2. Que bonitas imagens.. adorei a receita!

    ResponderEliminar
  3. Suzanita,
    Esta também vai para a minha lista, eu comecei a comer beringela muito recentemente e sempre que encontro pequenotas compro logo, pois são as minhas preferidas.
    Curiosamente o meu jantar de ontem foi um mil folhas de beringela, com atum e molho de tomate ;)
    Não fotografei porque ainda tenho que rectificar pequenos pormenores na receita e no aspecto final, mas ficou muito bom.
    Beijocas
    Manuela

    ResponderEliminar
  4. Eu tb gosto delas assim. :)

    E sou outra que não consegue ainda levar abóboras e marmelos quando vou às compras.
    Ando a deliciar-me com os último tomates da horta e as curgetes que se foram aguentando.
    Mas está quase a acabar...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Vocês são umas sortudas! Beringelas assim pequeninas e rechonchudas só vi mesmo aí em Lisboa, acho-as tão lindinhas. É um legume que gosto muito e também faço quase sempre recheadas :)

    ResponderEliminar
  6. Pois o outono veio de vez.... Mas penso que esta receita aceita a suportar melhor os dias frios!
    fotos lindas!
    babette

    ResponderEliminar
  7. ual, eu adoro receitas com berinjela, sou a unica fã aqui de casa, mas sempre estou fazendo lasanha de berinjela para substituia lasanha tradicional ( qdo estou na dieta sem carboidrato ). amei essa receita, vou copiar pra fazer!
    lindas fotos tbem ! lindas...
    um bj doce
    Roberta

    ResponderEliminar
  8. Tenho um blog de receitas em Ingles e gostaria de saber se você pode me ajudar
    fazendo parceria de link comigo,desde já muito obrigado,e parabéns pelo trabalho que você faz com
    seu blog,aguardo contato

    http://recipeblogchef.blogspot.com/

    Recipes

    Tenho outros blogs que talvez possam interessar a você também para parceria,dê uma olhada:

    Vida de bombeiro
    http://www.heroisdavida.blogspot.com/

    Fluzão
    http://fluzaoeterno.blogspot.com/

    Curiosidades
    http://centraldascuriosidade.blogspot.com/

    Mensagens
    http://centraldoamorvirtual.blogspot.com/

    Um grande abraço e fico aguardo e torcendo para que você aceite a parceria.

    Caso tenha interesse entre em contato pelo blog http://recipeblogchef.blogspot.com/ ou pelo email
    lmturl@gmail.com

    ResponderEliminar
  9. Nem sempre temos de comer carne e peixe.
    Ora aqui está uma sugestão óptima. Vou experimentar seguramente.

    Um abraço
    Miguel
    http://cozinha-sem-tabus.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Adoro legumes recheados, esta receita parece-me deliciosa Suzana, agora essas beringelas pequeninas não costumo ver aqui pelas minhas bandas,
    beijos e bom final de Verão

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!