18.11.10

Panna cotta de chocolate para comemorar muitas tertúlias

Panna cotta de chocolate

O chocolate é o alimento dos Deuses. Pelo menos, é assim que a sábia civilização Maia o entende e parece não haver nenhum ser humano capaz de resistir a encantos tão divinos. Uma combinação tradicional é associar ao chocolate a acidez das framboesas e usufruir das mais bonita da sobreposições: castanho e rosa e uns pozinhos dourados de avelãs tostadas a coroar. Uma panna cotta digna dos Deuses!

E é o que trago para festa da Moira. A minha singela contribuição para uma festa muito especial e uma amiga querida. Feliz aniversário e muitos anos de vida ao Tertúlia de Sabores!

Framboesas // Raspberries

Panna cotta de chocolate com compota de framboesas


4 boiões


200ml natas
200ml leite meio gordo
80g chocolate negro, picado
1 e 1/2 colher (sopa) custard powder (uso da marca Ramazzotti)
60g açucar granulado


Aqueça as natas e metade do leite num tacho. Misture o custard powder com o açúcar numa tigela e dissolva com o restante leite. Retire do lume e junte mistura de custard às natas. Leve ao lume e mexa com uma vara de arames até engrossar. Retire novamente do lume e junte o chocolate picado. Mexa continuamente até o chocolate estar incorporado e a mistura brilhante. Deite em potes de iogurte e refrigere até estar firme (no mínimo, 1 hora).


para a compota de framboesas:
150g framboesas

3 colheres (sopa) açúcar
2 colheres (sopa) Cassis


Leve todos os ingredientes ao lume até obter uma compota (cerca de 5 minutos). Verta sobre as panna cottas de chocolate e quando servir polvilhe com avelâs tostadas em bocadinhos.


Outras panna cottas:

Passionfruit panna cotta // Panna cotta de maracujá Panna cotta // Frutos vermelhos Panna Cotta with Strawberry Coulis

Panna cotta de mirtilos e groselhas
Panna cotta de maracujá
Panna Cotta com coulis de morangos


E porque as mentes brilhantes tem um sítio só delas onde se encontram em espírito para pensarem em sintonia, fica a Panna cotta de chocolate da minha querida vizinha Carlota no Tangerina Aderente!

20 comentários:

  1. Que delicía!
    Adoro panna cotta.......adoro chocolate.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Uma receita muito bonita e deliciosa para um blog adorável.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Sintonia blogueira! Hoje o meu post "abusa" do chocolate e das framboesas!...
    Belo presente o teu para a Moira!
    Babette

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito mas faço muito pouco. Para contrastar com as pannacottas sempre brancas, esta destaque-se mesmo :)

    ResponderEliminar
  5. Nossa que divina combinaçÃo.Tô morrendo de inveja de nao poder comer umazinha. A foto esta maravilhosa, com uma luminosidade bem de acordo com o chocolate. Amei tudo. E fazia tantos a nos que nao houvia a palavra tertúlia que até me emocioneio.

    ResponderEliminar
  6. Tenho a certeza de que a Moira vai adorar! Como eu....completamente irresistível! As fotos falam por si porque os olhos também comem....
    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  7. Suzanita,
    Uma combinação perfeita como essa, só podia agradar-me.
    Obrigada pela tua participação que decerto enriquece a festa Tertuliana.
    Um grande beijo
    Manuela

    ResponderEliminar
  8. Suzana,
    Que panna cotta fantástica. O Chocolate e a framboesa fazem uma combinação invencível.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Susana,

    Adorei a combinação e a imagem está mesmo apetitosa, beijocas

    ResponderEliminar
  10. Muitos Parabéns pelo blog!
    É simplesmente fantástico!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  11. Adorei a receita! Parece uma delicia, quero fazer para minhas filhas que amam chocolate. Moro no Rio e não sei onde achar o custard powder, alguem sabe?
    Quero testar aqui em casa.
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Suzana
    Para lá de bom! Chocolate e framboesas, junção perfeita.
    Beijo

    ResponderEliminar
  13. A combinação de sabores é perfeita e a homenagem muito merecida!
    Parabéns à Suzana e à Moira!
    :o)

    ResponderEliminar
  14. Que sobremesa deliciosa!!
    Este jantar está imperdível. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Com os ingredientes que leva só pode ficar uma delicia!
    beijinhos Suzana

    ResponderEliminar
  16. olha quie boa.
    assim escurinha a panacotta de certeza que ia ser elogiada ca em casa.
    todos adoram chocolate começando por mim:-)
    a moira vai amar
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  17. Com esses potinhos, acho que não me ficava com um apenas... Que linda sobremesa.

    Bjinhos,


    Rita

    http://bembons.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Chocolate e Framboesas é uma das melhores combinações de sabores que me podem dar.
    Adorei a receita!

    ResponderEliminar
  19. Olá, boa noite, estou aqui me deliciando em suas receitas e por coincidência hj me deparei com duas receitas que levam o mesmo ingrediente, nata, eu não sei como comprar ou fazer, pode me ajudar, por favor.

    Obrigada Sueli

    ResponderEliminar
  20. Sueli,

    A nata é o nome que damos em Portugal ao creme de leite. :)

    Obrigada pelas simpáticas palavras!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!