10.12.12

{livros favoritos 2012} Bolo crumble de pêra e avelã

Bolo crumble de pêra e avelãs // Pear Hazelnut Cake

Tão previsível como as manhãs de Segunda-feira. Recolho um livro no abraço de quem por ele ansiou meses a fio. Tem uma capa manuscrita numa letra bonita e manchas de café e vinho. Tem vida lá dentro. É escrito como se fosse um diário, retratando os almoços ou os jantares, as compras ou simplesmente uma emoção ou um sentimento relacionado com a comida. Chama-se Kitchen Diaries II e é um livro que se lê sem parar. O meu tem andado da mesa de cabeceira para a bancada da cozinha e é, já adivinharam, o meu livro favorito do ano.

Será porque o senhor sabe escrever ou apenas pelo olhar simples e descomprometido sobre a comida de todos os dias. Pela oportunidade de passear pelo seu jardim ou de me sentar à sua mesa da cozinha a conversar sobre nada. Talvez seja pelo enorme talento que trespassa nas palavras e em cada ideia posta no tacho. Os livros de Nigel Slater têm um lugar especial na minha cozinha e no meu coração de leitora compulsiva, ainda que eu não consiga explicá-lo.

Kitchen Diaries II

Já perdi a conta das receitas de Nigel Slater que fiz. Aqui encontram-me à volta com crumbles, tartes, assados, estufados, saladas ou gratinados, entre outros. Volto sempre ao conforto das palavras que bem conheço e ao génio sossegado de quem cozinha mais com o coração que com a razão. Na certeza que resultará. Resulta sempre.

Fruto da época, um bolo de pêra e avelãs a que faz companhia um crumble. Dois em um. Perfeito com uma chávena de café. Indulgência em tempo de festas. Pouco recomendado. Talvez o Menino Jesus feche os olhos e tenhamos na mesma presentes no sapatinho. Afinal é um bolo com fruta, não?

Bolo crumble de pêra e avelãs // Pear Hazelnut Cake
Bolo crumble de pêra e avelãs // Pear Hazelnut Cake



Bolo crumble de pêra e avelã
Adaptado de uma receita de Nigel Slater, Kitchen Diaries II

serve 10-12

2 ovos, ligeramente batidos
85 g açúcar amarelo
85 g açúcar mascavado claro
175 g manteiga, à temperatura ambiente
85 g avelãs, tostadas e raladas
160 g farinha
1 colher (chá) fermento em pó
1/2 colher (chá) canela em pó

para as peras:
4 peras, maduras mas firmes
1 limão
3 colheres (sopa) açúcar amarelo
canela em pó

para o crumble:
75 g farinha
50 g manteiga
2 colheres (sopa) açúcar demerara
1 colher (sopa )água

Pré-aqueça o forno a 160ºC. Prepare a forma (quadrada ou rectangular), forrando-a com papel vegetal.

Prepare as peras. Descasque-as, corte em fatias grossas e vá regando com o sumo do limão. Leve ao lume numa caçarola com o açúcar e um pouco de canela. Deixe cozinhar até as peras estarem macias.

Bata os açúcares com a manteiga, até obter uma mistura clara (7-8 minutos). Acrescente os ovos, enquanto bate devagar. Envolva a farinha, o fermento, as avelãs e a canela. Deite na forma preparada. Escorra as peras (reserve o líquido) e disponha sobre a massa.

Faça o crumble, numa picadora, processe a farinha com a manteiga. Junte o açúcar e mexa. Salpique com a água e mexa com um garfo, para formar alguns grumos. Cubra as peras com o crumble. Leve ao forno 50-55 minutos, até um palito sair seco.

Ferva o líquido das pêras (2 minutos) até obter cerca de 3 colheres de sopa. Retire o bolo do forno e regue com este xarope. Deixe arrefecer completamente antes de servir.

16 comentários:

  1. fiquei muito curiosa com este livro, acho que vai ser a minha prenda de natal para mim mesma:))

    ResponderEliminar
  2. deve ser tão bom!
    beijinhos e boa semana,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Gostei mto da receita!
    E esse livro.... hum cheira-me que lhe vou deitar a mão!
    Beijinhos
    Tanocas
    http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha!!! A receita e o livro :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Afinal o meu palpite estava certo. Eu tambem adoro os programas dele. Estou super curiosa para ver o proximo que ele vai fazer sobre o Natal, acho que e ja esta semana se nao estou em erro.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. este fim-de-semana estreei-me nos bolos crumbles e são uma delícia :) este fica apontado para uma próxima :) beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Um bolo com pêra, avelã e crumble soa-me tão bem!
    Eu já adivinhava que este seria o teu favorito e está na minha wish list de natal, vamos lá ver :) Adoro o Nigel.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Oh pah que maldade agora estou com vontade de ir já comprar o livro! Adorei a capa e a receita.. ai ai esta crise não nos deixa fazer tanta coisa :) beijo

    ResponderEliminar
  9. Quero tentar fazer um bolo crumble em breve. Este está maravilhoso. ;D

    ResponderEliminar
  10. Adorei a receita.

    Só uma pequeníssima correcção: pêra, no singular, leva acento circunflexo, mas no plural não. No plural é peras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, mais uma receita deliciosa que encontro neste blog. Fi-la ontem e provei ao pequeno-almoço, uma delicia!Só tenho uma dúvida e partilhar a alteração que fiz: quando fiz o crumble, a porção ficou em nada, nem conseguia cobrir metade do tabuleiro e tive que dobrar. Será erro da minha parte, não se deve cobrir todas as pêras (o tabuleiro era médio)? Mas ficou uma delicia! Obrigada por partilhar.

      Eliminar
    2. Olá! A quantidade de crumble que publico não é de facto muito grande. As peras ficam um pouco à vista mas não muito. O meu tamanho de tabuleiro é que deve ser muito diferente (mais pequeno) e, no meu caso, foi suficiente. Mas é uma excelente alternativa duplicar (crumble crocante é sempre perfeito!). Fico contente que tenha gostado. ;)

      Festas felizes!

      Eliminar
  11. Partilho o teu amor pelos livros do Nigel Slater! "Conheci-o" através de um livro dele que me foi oferecido há mais de 10 anos, por uma amiga que na altura vivia em Londres. Aliás, o Kitchen Diaries I foi um dos motores do meu blogue! :-) Com a inspiração dada pelo livro, no primeiro ano do blogue, propus-me a publicar uma receita por dia - e consegui!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!