11.10.13

Bacalhau com batatas a murro e o Workshop Sabor do Ano no U Chiado

Sabor do Ano

A que sabe aquele ingrediente ou aquele produto a que deitamos a mão na hora de comprar? Não é o paladar que nos auxilia nesse momento mas a memória de outras experiências e a confiança nos produtores ou nas marcas. Como animal de hábitos que sou, socorro-me do que conheço. Compro as marcas que sempre comprei, uma ou outra que me é recomendada ou que encontro por acaso noutras cozinhas.

O Sabor do Ano é uma credenciação concedida a produtos testados pelos consumidores através de uma avaliação sensorial. É um processo que permite compreender as escolhas das pessoas a partir do sabor e da apresentação sem a influência das marcas. Em 2013, os produtos que recebem o selo de aprovação são muito diversificados. Alguns são velhos conhecidos, outros trazem agradáveis surpresas.

Sabor do Ano U Chiado, Lisboa

Chove torrencialmente no fim de tarde em que chego ao restaurante U Chiado para cozinhar com os produtos Sabor do Ano 2013. Está um calor abafado a lembrar um qualquer país tropical. É servido um fresco Moscatel de Setúbal da Venâncio Costa Lima que não conhecia e de que gosto muito.

Na companhia da Isabel e do João, pomos mãos à obra e seguimos as indicações da chef Vanessa Silveira, que com infinita paciência lá nos vai guiando por um menu de entrada, prato principal e sobremesa. Fazemos brusqueta com pasta de azeitona, queijo feta e rúcula, bacalhau assado com batata a murro e esparregado de grelos e petit gateaux com carpaccio de ananás e nata azeda. Não nos saímos nada mal.

Sabor do Ano

A refeição é acompanhada por um vinho branco 2012 da Adega de Favaios que combina perfeitamente com o prato de bacalhau confeccionado. Mais uma vez a qualidade dos ingredientes a marcar a diferença. Para terminar, um excelente ananás dos Açores da Profrutos. O meu preferido.

Entre garfadas, fico a conhecer melhor o Sabor do Ano que é também responsável pela organização da Restaurant Week. Neste evento os restaurante aderentes oferecem menus a 20€, o que permite conhecer espaços e cozinhas novas a um preço bem diferente do que normalmente praticam. Em Lisboa está a decorrer a edição de Outono, até 20 de Outubro.

Sabor do Ano Sabor do Ano



Bacalhau com batatas a murro e esparregado de grelos

serve 4

4 lombos de bacalhau, sem as espinhas laterais e do centro
12 batatinhas novas, cozidas
2 dentes de alho, em lâminas
azeite virgem

para o esparregado:
400 g grelos, escaldados em água com sal
1 colher (sopa) azeite virgem
1 dente de alho, picado finamente
1 colher (sopa) farinha de trigo
1 colher (sopa) leite
1 colher (chá) vinagre vinho branco
1 colher (sopa) natas

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Deite 2 colheres de sopa de azeite numa frigideira larga. Core o bacalhau, com a pele para baixo, até estar dourado (cerca de 3-4 minutos). Retire e coloque o bacalhau num tabuleiro de ir ao forno com a pele para cima.

Esmague ligeiramente cada batata. Disponha junto do bacalhau, distribua o alho laminado e regue generosamente com azeite (até cobrir cerca de 1 cm). Tempere com sal e pimenta moída na altura e leve ao forno 7-8 minutos.

Para o esparregado, coloque o azeite e o alho numa frigideira. Junte os grelos e deixe fervilhar. Dissolva a farinha no leite no tigela pequena até não ter grumos. Adicione aos grelos e mexa para engrossar e cozinhar a farinha (2 minutos). Acrescente o vinagre e as natas. Rectifique o tempero com sal e pimenta moída na altura.

Sirva de imediato.

6 comentários:

  1. Olá Suzana,
    foi uma tarde tão bem passada. Adorei.
    Vale a pena descobrir os sabores do ano.

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Olá Suzana,
    fiquei de olho nesse esparregado de grelos...deve ser muito bom!

    ResponderEliminar
  3. A bruschetta de tapenade com feta e rúcula é uma das minhas favoritas. Ultimamente tenho trocado o feta por requeijão. Sempre com muita pimenta por cima.
    Gosto sempre de consultar os produtos Sabor do Ano. Se por um lado confirmo que faço as escolhas acertadas, por outro tenho surpresas com marcas que desconhecia por completo ou que nunca me tinha atrevido a experimentar (sair da nossa zona de conforto por vezes é complicado!

    ResponderEliminar
  4. Allo Suzana,

    Confesso que nunca liguei muito aos produtos Sabor do Ano, nao sei se por nao saber muito bem quais sao os criterios atribuidos para seleccionar os produtos ou se os produtos premiados que vi nao me dizerem nada. No entanto, depois deste teu post vou investigar melhor. Estou a ver que se come e bem no U Chiado, o menu parece-me muito bom e esta receita que vosses fizerem e excelente.

    Beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  5. Olá Suzana,
    fico com pena de mais uma vez não ter podido estar presente, adorava conhecer-te e ter estado nesta experiência de sabores. Mas durante a semana é complicado uma dia a Lisboa.
    Deve ter sido muito giro!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Que maravilha!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!