16.12.13

Livros favoritos de 2013

Livros favoritos 2013 // Favourite Cookbooks of the Year

O que há num livro? A alegria da descoberta, uma promessa de mundos novos e um infinito de possibilidades a perder de vista. Dentro dos meus livros há também postais, marcadores, notas breves, post-its e tudo o mais que num momento ou outro se tenha cruzado no nosso caminho. Meu e do livro. Deste irreparável vício resultam estantes que não levam nem mais uma página, pilhas desordenadas e mesas repletas de livros.

No conforto de saber que há sempre um livro amigo por perto, assolem dúvidas, faltas de ânimo ou simples inquietação, aguardo ansiosamente pelos que hão-de vir. Os que ainda não estão escritos, os agora finalizados e os que sempre aqui estiveram. Queira o destino e a vontade e mais livros virão. Os que me fizeram companhia neste ano são uma mão cheia de palavras, imagens e ideias em torno de ingredientes e novos olhares sobre a mesa, sobre a história da partilha de uma refeição ou de um prato.

Entre autores que muito prezo, novas vozes e encontros felizes, estes são os meus livros preferidos de 2013.

passeio no campo Livros favoritos 2013 // Favourite Cookbooks of the Year

(de cima para baixo):

1) Da horta para a mesa, boa comida, boa vida de Cláudia S. Villax
2) Cooking with flowers de Jekka McVicar
3) Small plates & Sweet Treats de Aran Goyoga
4) Lemongrass & Ginger de Leimei Tan
5) Jerusalem de Yotam Ottolenghi e Sami Tamimi

Conto mais sobre cada um nos próximos dias e semanas, com receitas e muita conversa.

11 comentários:

  1. Ando a namorar o livro da Claudia faz tempo :)
    Também eu tenho por vício colocar marcadores e postais e tudo mais o que possa espalmar e que apareça quando tenho um livro nas mãos. E as estantes, essas um dia ainda caem em casa do vizinho de baixo graças ao peso!

    ResponderEliminar
  2. Boas ideias :)

    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  3. Falta-me o lemongrass and ginger para ser feliz :) hehe
    O Jerusalem é lindo visualmente e o da Horta para a Mesa foi uma boa revelação este ano nos portugueses, adoro a simplicidade e a natureza nele.
    Eu com um livro na mão, outro no coração, outro na mesa, outro a caminho, outro na cozinha a ser usado, sou feliz! E a estante rebenta!
    Adoro esta tua tradição e as tuas escolhas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Adorei este post, pois é bom saber o que se vai lendo nas cozinhas que seguimos, para além de que ficamos sempre a conhecer algo novo. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Que boa escolha a tua como todos os anos, beijos e votos de boas festas

    ResponderEliminar
  6. Olá Suzana
    Fico sempre na expetativa de ver as tuas escolhas. E também já sei que depois de as revelares eu começar a projetar novas aquisições ;) Tem sido sempre assim, e nunca fiquei defraudada.
    Um Natal feliz para ti.
    Guida

    ResponderEliminar
  7. sempre boas sugestões :) confesso que já é um post muito esperado este :) adoro folhear um livro vezes sem conta e perder-me nas fotos e nas palavras :) um beijinho e aguardo os próximos posts :) um feliz 2014**

    ResponderEliminar
  8. Adorei o post! Também eu tenho uma perdição por livros, não tenho e não leio tantos como gostaria, mesmo assim, já não tenho estantes e prateleiras suficientes, andam livros por todo o lado :)
    Estes não conhecia, mas vou seguir algumas das sugestões.
    Bjinhos e votos de um bom 2014!

    ResponderEliminar
  9. Wow obrigada!! Adoro o vosso blog e fiquei cheia de orgulho de o livro da Horta para a Mesa ser um dos vossos favoritos de 2013 : ).
    O ano começou bem pois o Livro Da Horta para a Mesa- Boa comida, Boa vida distinguido pela organização Gourmand World Cookbook Awards como um dos melhores livros de culinária, publicados em Portugal, em 2013 como Best Vegetarian Book.
    Beijinhos, e Bom Ano !!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!