22.12.14

Livros favoritos 2014

Livros favoritos 2014

In a good book the best is between the lines. Este provérbio sueco inscrito nos solavancos da história chegou até aos nossos dias com leituras diversas. Se num bom livro, o melhor pode ser lido entre as linhas do texto e a vontade do seu autor, num livro sobre comida são as ideias que vão surgindo sem terem sido enunciadas.

Os livros são maior e o mais visível dos meus vícios. Sem eles não sei bem onde me encontro, qual é o norte, onde fica a imaginação. Como em tantos anos passados, escolho os meus favoritos. São livros que se cruzaram no caminho, entre a bancada da cozinha, a mesa da sala e outros cantos da casa. São tanto memórias de dias passados como promessas de muitos pratos no futuro. Volto a autores que muito prezo e descubro novas vozes. Encanto-me com as possibilidades nunca pensadas, com as relações que a mesa e a comida proporcionam, com as palavras apaixonadas e as lindas fotografias.

folhas de Natal // Christmas leaves Livros favoritos 2014

Sem nenhuma ordem em especial, numa mão cheia de títulos, os livros que este ano mais me acompanharam:

Flavor Flours de Alice Medrich - Oferecido por uma querida amiga, tenho lido e relido, cada vez mais com vontade de experimentar as farinhas menos convencionais. Das receitas predilectas, fica um bolo de abóbora, trigo sarraceno e passas que partilho brevemente.

A Change of Appetite de Diana Henry - Uma autora que guardo perto do coração, pelo olhar sempre irreverente e as combinações inusitadas. Neste livro, Diana Henry propõe-se contar tudo sobre uma mudança de vontades no que lhe apetece mais comer. Uma dieta variada, sem contagem de calorias ou alimentos proibidos e repleta de novas experiências culinárias.

The Feast Goes On de Monday Morning Cooking Club - Um projecto que junta seis mulheres da comunidade judia de Sydney e é testemunho da diáspora dos judeus, das suas tradições culinárias e das histórias de família associadas à mesa. Este livro é uma espécie de segundo volume de uma aventura que começou no início da década e de que já falei anteriormente.

Persiana de Sabrina Ghayour - Dos mistérios que o Médio Oriente pode inspirar, esta é um livro onde a comida se assume como celebração dos sabores das margens meridional e oriental do Mediterrâneo.

Volta ao Mundo em 80 Pratos de David Loftus - Eu queria ter escrito este livro. Numa espécie de retorno ao imaginário infantil, à primeira vez que li Júlio Verne e ao universo das viagens e dos locais desconhecidos por este mundo a fora. As fotografias são, como habitualmente, maravilhosas.

Boas leituras e boas receitas!

4 comentários:

  1. Adoro ler este teu recapitular anual de livros. Fico sempre a conhecer novos autores!

    ResponderEliminar
  2. Uma das minhas rotinas de final do ano é vir aqui ver as tuas escolhas :) Um feliz Natal, foi pena não teres vindo ao Indiano, foi muito divertido. Beijo e um 2015 cheio de coisas boas

    ResponderEliminar
  3. Gosto sempre de cá vir ver as tuas escolhas de livros do ano :) sabe tão bem!
    Há um que já cá mora, e ando curiosa com esse Monday Morning.
    Espero que passes um bom natal, ao pé de quem mais amas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Suzana, apesar de já ter passado várias vezes por aqui, só hoje resolvi absorver umas horas do meu dia a explorar melhor todo este magnifico trabalho que tens vindo a realizar.

    Gostei imenso e até já registei nos meus favoritos o link para visitar mais regularmente.

    Gostei imenso de te conhecer, foi um dia muito bem passado e quem sabe um dias deste que eu vá até Lisboa nós não vamos beber um cafézito.

    Beijinho grande com os votos de um excelente ano de 2015 repleto de sorrisos, saúde e muito sucesso.

    Ana Matos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!