3.10.16

Ratatouille fácil

Ratatouille

Querido Verão, fica mais um pouco. Podes ir depois quando eu já não tiver vontade de frutos cheios de açúcar e ceús pintados às cores. Fica enquanto durar o desejo de vegetais de todas as formas e feitios. Não vás que ainda não tenho a minha conta de sobremesas de fruta e saladas entre o doce e o salgado. Fica só mais um pouco e prometo não ter muitas saudades tuas. Esqueço-me de ti assim que houver romãs e castanhas, juro. Mas já, já não.

Fica e deixa-me continuar a fazer ratatouille.

Ratatouille Ratatouille

Dizem que é proveniente de Nice e que é apenas um estufado de vegetais, com cebolas, curgetes, tomates, beringelas e pimentos, fritos e estufados em azeite e que pode ser servido quente ou frio. Cá em casa tem sido o prato deste Verão, em jeito de acompanhamento, como refeição com queijo, em crumble, batido em sopa ou comido no pão, como uma tartine.

Esta é uma versão na Actifry, cheia de sabor mas muito fácil de fazer. Como no prato tradicional, a ordem dos ingredientes importa e a sequência deve ser cumprida. Porque é uma versão rápida, vou juntando ao ingrediente anterior o próximo e o sabor de cada um mantêm-se por é cozinhado pouco tempo. É importante que o molho de tomate usado seja de boa qualidade e o tomilho fresco dá mais uma camada de sabor. Deixo-vos um ratatouille que é a essência do Verão.

Ratatouille



Ratatouille

serve 2-3, como acompanhamento

1 beringela média, em cubos
1 cebola media, em meias-luas
1 alho, picado finamente
1 pimento vermelho, em cubos
1 curgete média, em fatias
1 tomate grande, em cubos
250 ml molho de tomate
1 colher (sopa) tomilho (só as folhinhas)
1 colher Actifry azeite
sal e pimenta preta moída na altura

Coloque a cebola na cuba da Actifry e regue com metade do azeite. Programe 7 minutos. Deite os cubos de beringela num passador e polvilhe generosamente com sal. Reserve 30 minutos, retire o excesso de sal e junte à cebola. Programe 5 minutos. Findo este tempo, acrescente o pimento, a curgete e o tomate. Junte o restante azeite, o alho e o tomilho e programe 8 minutos. Tempere com sal e pimenta preta moída na altura. Adicione o molho de tomate e programe mais 2-3 minutos, até aquecer totalmente.

Sirva com tomilho fresco, como acompanhamento de carne ou com queijo chèvre para uma versão vegetariana.